PUBLICIDADE

Fifa adia segundo jogo oficial na Arena Corinthians para 1º de junho

21 mai 2014 - 16h11
(atualizado às 16h11)
Compartilhar

A Fifa adiou nesta quarta-feira o segundo jogo-teste da Arena Corinthians, de 29 de maio para o dia 1º de junho, alegando ser fundamental que todas as instalações do estádio da partida de abertura da Copa do Mundo sejam testadas e para evitar transtornos em São Paulo em um dia de semana.

"Para nós é vital que todas as instalações sejam testadas em condições totais de jogo: assentos temporários e instalações adjacentes", disse o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, no Twitter.

O Corinthians receberia o Cruzeiro em partida do Campeonato Brasileiro no dia 29, uma quinta-feira, às 16h, apenas no segundo jogo oficial a ser realizado no estádio antes do início do Mundial, em 12 de junho.

O jogo diante do clube mineiro passou para um dia antes, no estádio do Canindé, às 21h50. O novo jogo-teste da arena agora será Corinthians x Botafogo, partida que teve o mando de campo invertido, do Rio de Janeiro para São Paulo.

Segundo a Fifa, a decisão de organizar o evento no domingo em vez de em um dia da semana foi tomada depois de um pedido das autoridades locais para minimizar o impacto na rotina operacional da cidade.

O Corinthians informou em nota que entrou em consenso com a prefeitura e o governo do Estado de São Paulo, "por conta dos transtornos que a partida, no horário e nos moldes em questão, poderia trazer à cidade".

A capital paulista tem enfrentado dificuldades no trânsito nos últimos dias, com manifestações pela cidade e uma greve de ônibus, que entrou no segundo dia nesta quarta. [ID:nL1N0O70QF]

O segundo evento-teste fora agendado de última hora a pedido da Fifa, depois que o primeiro jogo realizado na Arena, no domingo, não pôde testar o estádio por completo devido aos atrasos na obra, o que impossibilitou o uso, por exemplo, das arquibancadas temporárias.

O público pagante para o duelo Corinthians x Figueirense (0 x 1), também pelo Campeonato Brasileiro, foi de cerca de 36.000 torcedores, ante capacidade total do estádio de 68.000 pessoas.

A Fifa informou que solicitou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para remanejar uma outra partida do Campeonato Brasileiro para o dia 1º de junho na Arena Corinthians "para assegurar que o teste atraia uma capacidade maior do que 50 mil espectadores".

De acordo com o calendário original do Campeonato Brasileiro, o Corinthians enfrentaria o Botafogo em 1º de junho no Rio.

"Dada a importância do assunto, a Copa do Mundo no Brasil, a CBF atende o pleito da Fifa, em caráter absolutamente excepcional, promovendo a inversão do mando de campo do jogo Botafogo x Corinthians, que passa a ser agora Corinthians x Botafogo, valendo a inversão obviamente também para o jogo do returno", informou a CBF em nota.

(Por Tatiana Ramil)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade