PUBLICIDADE

Fifa anuncia local de Fan Fest nas 12 sedes da Copa; Recife não confirma

24 abr 2014 - 20h47
(atualizado às 21h49)
Compartilhar

A Fifa anunciou nesta quinta-feira os locais da Fan Fest nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo, mas Recife não confirmou a realização deste evento e manteve sua posição de não usar dinheiro público.

O local escolhido para Recife, segundo a federação internacional, é o Cais da Alfândega.

"Do posto de vista de Recife não há nada definido. A decisão de não usar dinheiro público está mantida. Estamos tentando a participação da iniciativa privada", disse à Reuters a assessoria de imprensa da Secretaria de Esportes e Copa do Mundo de Recife.

Segundo a secretaria, o valor já foi reduzido de 20 milhões de reais para 11 milhões de reais e a cidade ainda não descarta a realização da Fan Fest, evento em áreas públicas reservadas nas cidades-sede para que os torcedores possam assistir aos jogos em telões.

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, visitou nesta quinta-feira o local da Fan Fest de Fortaleza, a Praia de Iracema, que recebeu elogios por ter cumprido o acordo com a entidade.

Mas o dirigente fez um alerta às cidades que ainda não estão realizando os preparativos para o evento --Recife foi a única cidade que ameaçou não fazer a Fan Fest.

"As cidades que ainda não se comprometeram com suas Fan Fests estão cometendo um erro, elas têm que fazer isso, não há escolha, tem de haver uma Fan Fest em cada uma das 12 cidades-sede no Brasil, isso é um dever, não é algo que estamos solicitando, isso tem que acontecer, e espero que as cidades que ainda não estão a caminho de finalizar suas Fan Fest, que elas estejam ouvindo o que eu estou dizendo", disse Valcke.

A Fifa ameaçou ir à Justiça caso alguma sede não faça a Fan Fest, argumentando que todas as cidades-sede assinaram um compromisso para promover o evento.

O diretor de marketing da entidade, Thierry Wiel, reconheceu que a Fifa está numa posição delicada com relação a Recife, uma vez que a cidade assumiu o compromisso de realizar a Fan Fest quando candidatou-se à subsede do Mundial mas depois voltou atrás nos planos.

"É uma situação estranha com Recife, nós não temos uma situação clara. Não temos nem um sim nem um não. Apenas esperamos que a cidade de Recife decida finalmente fazer o Fan Fest", disse.

A única coisa que podemos fazer é acreditar que cedo ou tarde eles irão dizer que vão fazer", disse ele a jornalistas em entrevista coletiva no Rio, acrescentando que a entidade já vai começar a enviar o palco, telões e material de som da Fan Fest para a capital pernambucana.

A Fan Fest, local onde os torcedores podem assistir às partidas em telões e desfrutar de entretenimento, começou numa praça da Coreia do Sul, por acaso, em 2002, e foi implementada a partir da Copa da Alemanha-2006, levando mais de 24 milhões de pessoas a esses locais, de acordo com a Fifa, nos dois últimos Mundiais.

(Reportagem de Reuters TV, em Fortaleza; Tatiana Ramil, em São Paulo; e Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade