PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Finlandês quebra recorde de pontuação olímpica no hóquei

20 fev 2010 - 09h09
Compartilhar

O finlandês Teemu Selanne se tornou o maior pontuador da história do hóquei dos Jogos de Inverno ao dar o passe para o terceiro gol de sua seleção na vitória por 5 a 0 sobre a Alemanha, na madrugada deste sábado (neste esporte, os pontos representam a soma de gols e assistências).

"É uma grande honra", disse o jogador, que tem 39 anos e disputa em Vancouver a sua quinta Olimpíada. "Se alguém me falasse 30 anos atrás que isso iria acontecer, chamaria esta pessoa de louca".

Até o duelo contra os germânicos, Selanne estava empatado no topo da lista com o canadense Harry Watson, o soviético Valeri Kharlamov e o checo Vlastimil Bubnik, todos com 36 pontos no total.

Ao dar o passe para Kimmo Timonen marcar o gol, o finlandês chegou à marca de 17 assistências e 20 tentos em Jogos Olímpicos e definiu o recorde.

"Ter jogado em muitas Olimpíadas e sempre ao lado de muitos grandes jogadores com quem pude fazer sucesso tornaram este feito possível", afirmou.

Selanne, que enfrentou os alemães com uma proteção especial por causa de um problema na mandíbula, foi bronze com a Finlândia nos Jogos de 1998, em Nagano, e prata em 2006, em Turim. Ele também é ídolo do Anaheim Dicks, time o qual defende na NHL, a tradicional liga americana de hóquei.

Entenda o torneio de hóquei no gelo dos Jogos de Inverno

Esporte mais popular do Canadá, país-sede da Olimpíada, o hóquei no gelo é disputado em três tempos de 20 minutos, com o relógio parando a cada interrupção da partida e 15 minutos de intervalo após o primeiro e o segundo período. As equipes se enfrentam em times de seis jogadores e tentam acertar o gol adversário com uma espécie de disco (puck).

Em Vancouver, os 12 países participantes foram divididos em três chaves de quatro. O vencedor de cada grupo avança à fase final, disputada em mata-mata. Em caso de empate após os três tempos, os times se enfrentam em prorrogação com "gol de ouro". Nova igualdade e a disputa vai para os pênaltis.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Hóquei no Gelo (M) - CZE 5 x 2 LAT:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade