PUBLICIDADE

Em meio à crise e com apoio a Zico, Fla empata com Botafogo

2 out 2010 - 20h23
(atualizado às 23h20)
Compartilhar

Em uma partida marcada pelas poucas emoções, Botafogo e Flamengo empataram neste sábado por 1 a 1. O resultado, válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, foi conquistado graças às bolas paradas, e pouco ajuda na situação das duas equipes na classificação.

Com 42 pontos, o Botafogo segue na sexta colocação, atrás de Internacional e Atlético-PR na briga por um lugar na Libertadores da América de 2011. O Flamengo, por sua vez, é o 15º com 30 pontos, e não afasta a crise que vive dentro e fora dos gramados.

A torcida rubro-negra bem que tentou, mas não conseguiu abafar o momento conturbado que o time vive nos bastidores. Com bandeiras e faixas de homenagem a Zico, diretor executivo do clube e demitido na madrugada de sexta-feira, os torcedores foram ao Estádio do Engenhão para apoiar a equipe. Foram frustrados, porém, pelo pouco futebol do time.

Em um primeiro tempo já morno, o Flamengo tentou abrir o placar com cruzamentos na área, mas parou no botafoguense Jefferson. Na chance de Kléberson, aos 17min do primeiro tempo, o goleiro apenas viu a defesa tirar para escanteio. Porém, aos 27min, Jefferson se posicionou bem e defendeu sem sustos a cabeçada de Jean.

Kléberson ainda arriscou novamente de longe aos 32min, parando no camisa 1. Porém, no quesito "chutes de longe", quem se deu bem foi o Botafogo. Aos 36min, Lúcio Flávio acertou bela cobrança de falta na entrada da área, mandando no ângulo esquerdo de Marcelo Lomba e abrindo o placar. De quebra, Jefferson ainda defendeu o chute de Renato aos 38min, também de fora da área.

No segundo tempo, porém, os dois times diminuíram ainda mais o ritmo. O Botafogo, na defesa, apostava nos contra-ataques - e quase ampliou aos 12min, quando Alessandro driblou Willians, chutou de fora da área e mandou a bola rente à trave de Marcelo Lomba.

Porém, como não resolveu na frente, o Botafogo pagou o preço na defesa. Aos 29min, Alessandro perdeu a bola na linha de fundo e cometeu pênalti em Ronaldo Angelim - de quebra, o lateral ainda foi expulso. Na cobrança, Petkovic parou mais uma vez em Jefferson, mas o capitão Léo Moura pegou o rebote e fez.

O Flamengo também teve um jogador expulso, Renato Abreu, por entrada violenta em Túlio Souza. Porém, o Botafogo não conseguiu sair de sua estratégia, e tudo que conseguiu foi uma última chance de perigo - desta vez, aos 44min, quem apareceu bem foi o goleiro Marcelo Lomba, espalmando o tiro com categoria de Loco Abreu.

Os dois times agora pensam na reação na 28ª rodada do Brasileiro. Na quarta-feira, o Botafogo visita o Guarani no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas. No dia seguinte, o Flamengo recebe o Atlético-GO no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, em duelo rubro-negro para pensar em fugir da Série B.

FICHA TÉCNICA

Botafogo 1 x 1 Flamengo

Gols

Botafogo: Lúcio Flávio, aos 36min do primeiro tempo

Flamengo: Léo Moura, aos 29min do segundo tempo

Ponto Forte do Botafogo

Soube se fechar bem e conseguiu explorar bem o escape pelas laterais

Ponto Forte do Flamengo

Conseguiu criar boas jogadas com cruzamentos na área

Ponto Fraco do Botafogo

Teve dificuldades para tomar conta do meio de campo

Ponto Fraco do Flamengo

Não conseguiu penetrar a defesa botafoguense com perigo

Personagem do jogo

Jefferson, que fez o possível até na hora do pênalti

Lance polêmico

No lance do pênalti para o Flamengo, a defesa do Botafogo reclamou da falta de Alessandro sobre Ronaldo Angelim, que teria simulado na queda. Não colou.

Esquema Tático do Botafogo

3-5-2

Jefferson; Leandro Guerreiro, Danny Morais e Fábio Ferreira (Márcio Rosário); Alessandro, Somália, Túlio Souza (Caio), Lúcio Flávio e Marcelo Cordeiro; Edno e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana

Esquema Tático do Flamengo

4-4-2

Marcelo Lomba; Leonardo Moura, Jean, David e Ronaldo Angelim; Maldonado, Willians (Correa), Kléberson (Petkovic) e Renato Abreu; Diogo (Diego Maurício) e Deivid. Técnico: Silas

Cartões Amarelos

Botafogo: Alessandro, Marcelo Cordeiro, Fábio Ferreira e Márcio Rosário

Flamengo: Renato Abreu, Jean, Diogo e Willians

Cartões Vermelhos

Botafogo: Alessandro
Flamengo: Renato Abreu

Árbitro

Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)

Local

Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade