PUBLICIDADE

Fla projeta reação nos pés de Petkovic e Adriano

22 set 2009 - 09h09
Compartilhar

Distante cinco pontos da zona de classificação para a Copa Libertadores, o Flamengo sonha manter as boas atuações dos últimos jogos para entrar de vez na briga. Para isso, torce que a dupla Petkovic e Adriano repita o desempenho de domingo, quando o time rubro-negro venceu o Coritiba por 3 a 0 e os dois apresentaram uma atuação de gala. O meia sérvio e o atacante aos poucos assumem os papéis de protagonistas da equipe, que se acerta a cada partida.

» Adriano afirma poder melhorar ainda mais

» Em ascensão no Flamengo, Petkovic festeja apoio

» Receba os gols do seu time pelo celular
» Veja as últimas do Flamengo

Quem agradece é o torcedor rubro-negro, que viu seu time vencer todas as vezes em que Adriano e Petkovic começaram o jogo como titulares. É verdade que foram apenas três vezes: 1 a 0 sobre o Corinthians e 3 a 0 sobre Sport e Coritiba. Mesmo assim, a dupla participou ativamente das principais jogadas e marcou mais da metade dos gols nos três jogos.

Depois da boa vitória de domingo, Petkovic fez uma comparação com o Adriano que ele conheceu em 2000, recém-promovido das categorias de base do Flamengo. No ano seguinte, o atacante seria vendido para a Inter de Milão, onde ganharia o apelido de Imperador.

"Adriano é um craque consagrado mundialmente. Ele conquistou muitas coisas na Europa e lá aprimorou alguns aspectos que lhe faltavam nos tempos de garoto", disse Petkovic, elogiando a participação do camisa 10 nos jogos. "A movimentação dele facilita muito para que eu possa fazer o passe certo".

A dupla, no entanto, pode ser desfeita. Em busca de uma vaga na Copa do Mundo, Adriano poderá desfalcar o time em um dos jogos mais importantes da temporada. No dia 10 de outubro, o Flamengo recebe o São Paulo, no Maracanã.

No dia seguinte, a Seleção Brasileira enfrenta a Bolívia, em La Paz, pela penúltima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. Adriano foi convocado para os últimos dois jogos da seletiva para a Copa.

Outro exemplo da evolução do time rubro-negro é a defesa, tão criticada há poucas rodadas. Já são quatro jogos sem sofrer gols - o que não acontecia no Brasileiro desde 1988. A invencibilidade da defesa coincide com a chegada do zagueiro Álvaro. Desde a estreia dele, o Flamengo deixou a terceira pior defesa do para ser a oitava melhor. Nesse período, o Flamengo saltou da 14ª posição para a atual oitava.

Dos últimos 12 pontos disputados, o time conquistou dez. O único porém é que os bons resultados foram conseguidos diante de equipes que lutam na parte inferior da tabela. Foram três vitórias de 3 a 0 sobre Santo André, Sport e Coritiba, além de um empate com o Atlético-PR.

Outro ponto que ajudou na melhora do desempenho defensivo foi a mudança do esquema tático. Até Andrade assumir, o time jogava no 3-5-2 desde o fim de 2006. A volta do tradicional 4-4-2 é enaltecida pelos rubro-negros.

"O Flamengo mudou o sistema de jogo. Foi importante taticamente, deu consistência. O Bruno não vem tendo muito trabalho", disse Petkovic.

Na segunda, o lateral-esquerdo Juan participou do treino no Ninho do Urubu com os jogadores que não enfrentaram o Coritiba.

O defensor marcou os dois gols da vitória dos profissionais sobre o time de juniores. Juan poderá voltar ao time no domingo, contra o Internacional.

Adriano é o artilheiro do Campeonato Brasileiro com 13 gols marcados
Adriano é o artilheiro do Campeonato Brasileiro com 13 gols marcados
Foto: Gazeta Press
Jornal do Brasil Jornal do Brasil
Compartilhar
Publicidade