PUBLICIDADE

São Paulo é o único hexacampeão, diz presidente do Sport

14 fev 2011 - 19h29
Compartilhar
Paulo Victor Castanheira
Direto de Recife

O São Paulo recebeu oficialmente nesta segunda-feira a polêmica Taça das Bolinhas, troféu que representa a conquista do pentacampeonato (1977, 1986, 1991, 2006 e 2007) pelo clube paulista. Uma das consequências da entrega é o reconhecimento definitivo da legitimidade do Sport de ser campeão de 1987. Para os rubro-negros, aliás, este é um assunto que deve ser definitivamente esquecido.

"Essa história toda é puro marketing do Flamengo. Vencemos em todas as instâncias e não tem mais o que falar sobre o assunto. O São Paulo é o único hexacampeão e tem todo o direito do mundo em ter o troféu e o Sport é o campeão legítimo de 1987", salienta o presidente do Sport, Gustavo Dubeux.

A história se arrasta desde 1987, quando o Flamengo foi campeão do módulo verde da Copa União. O Sport venceu o módulo amarelo e pela regra da competição a decisão seria realizada em um quadrangular entre os campeões dos dois módulos, Flamengo e Sport, e os vices, Guarani e Internacional.

No entanto, o clube carioca decidiu não jogar as partidas contra as equipes do módulo amarelo. Após uma longa batalha jurídica, a justiça reconheceu, em todas as instâncias, o Sport como campeão brasileiro de 1987.

Pela regra da CBF, o time que conquistasse cinco vezes no total ou três vezes seguidas o Campeonato Brasileiro teria direito a posse definitiva da taça. Como o Flamengo não admite o Sport como campeão de 1987, a honraria teria que ir para a Gávea na visão do clube.

O assunto ficou esquecido durante uma década até que o São Paulo conquistou o pentacampeonato em 2007 e pleiteou a taça. Hoje, finalmente, o troféu foi entregue ao time do Morumbi, após longas conversas e mais uma batalha na justiça contra o time da Gávea.

O Campeonato Brasileiro de 1987 e o da Copa do Brasil de 2009 são os principais títulos do Sport. O primeiro completou 24 anos no início do mês e foi comemorado com diversas homenagens ao zagueiro Marco Antônio, autor do gol decisivo, e aos jogadores daquela que é considerada uma das melhores equipes já montadas por um clube do Nordeste.

Ao lado de Rogério Ceni, presidente são-paulino recebe Taça das Bolinhas nesta segunda-feira
Ao lado de Rogério Ceni, presidente são-paulino recebe Taça das Bolinhas nesta segunda-feira
Foto: Fernando Borges / Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade