PUBLICIDADE

Copa do Brasil

Sem sustos, Fla supera desfalques, bate Horizonte e evita zebra

27 abr 2011 - 23h44
(atualizado em 28/4/2011 às 00h22)
Compartilhar

As ausências de Ronaldinho e Léo Moura pouco foram sentidas pelo time do Flamengo na noite desta quarta-feira. Mesmo sem os dois principais jogadores da equipe, o clube comandado pelo técnico Wanderley Luxemburgo derrotou o Horizonte, do Ceará, por 3 a 0, e assegurou a classificação às quartas de final da Copa do Brasil. O jovem lateral direito Galhardo, o atacante Deivid e o meio-campista Willians evitaram a surpresa e balançaram as redes no Estádio Domingão.

Depois de empatar por 1 a 1 no Engenhão, o Flamengo entrou em campo na cidade de Horizonte com a obrigação de evitar um vexame no torneio nacional, mesmo sem contar com Ronaldinho e Léo Moura, lesionados e vetados pelo departamento médico. E, rapidamente, o clube da Gávea abriu o caminho para a classificação: aos 8min, Galhardo tentou um cruzamento e contou com uma falha enorme do goleiro Alex, que empurrou a bola para as redes.

O gol desmontou a empolgação do time cearense. Tendo pela frente um adversário abatido, o Flamengo aproveitou e construiu um triunfo sem sustos no Ceará. Logo aos 3min do segundo tempo, Thiago Neves fez grande jogada e rolou para Deivid completar, sem goleiro, para as redes rivais. Aos 35min, Willians arrancou da intermediária, driblou três marcadores, tirou o goleiro e completou a vitória. Golaço.

Nas quartas de final da Copa do Brasil, o Flamengo enfrentará o Ceará, que venceu o Grêmio Prudente por 2 a 1 nesta quarta-feira, no interior paulista, e assegurou uma vaga entre os melhores times da competição nacional. Pelo fato de o Estádio Castelão estar em reforma, o time de Wanderley Luxemburgo deverá novamente viajar para Horizonte no confronto diante da agremiação alvinegra.

No entanto, antes de pensar na Copa do Brasil, o Flamengo poderá comemorar o título Estadual. Neste domingo, às 16h (de Brasília), o clube da Gávea enfrentará o Vasco, no Engenhão, e assegurará por antecipação a taça no caso de uma vitória sobre o arquirrival.

O jogo

O Horizonte começou a partida dando a impressão de que faria o Flamengo passar por maus momentos. Um chute de Hércules no primeiro minuto e uma jogada individual de Siloé pela esquerda, logo depois, levaram perigo à defesa rubro-negra.

O Flamengo respondeu aos 3min com um chute de Botinelli, que passou por cima do travessão. O jogador argentino apostava nos arremates de longe e assustou novamente aos cinco minutos. Aos oito, o clube carioca abriu o marcador: o lateral Galhardo cruzou da direita e a bola enganou o goleiro Alex, que foi encoberto.

O Horizonte tentou partir para cima logo na sequência, mas foi o Flamengo quem quase chegou ao segundo gol aos 15min, em chute de Renato Abreu, que fez o goleiro Alex se esticar todo para mandar a bola para escanteio. A equipe carioca continuava bem postada em campo e Botinelli, aos 18min, voltou a assustar Alex.

Logo depois foi a vez de Wanderley perder uma boa oportunidade para ampliar. O time da casa continuava lutando e, aos 24, Siloé fez boa jogada pela esquerda e chutou para fora. Dois minutos depois foi a vez de Hércules arriscar de longe e Felipe espalmar para escanteio.

Os dois times jogavam de maneira franca, mas o Flamengo era mais objetivo e perdia boas oportunidades para aumentar a vantagem, como aconteceu aos 28min com Deivid, que invadiu pela esquerda mas chutou em cima do goleiro da equipe cearense. No último lance importante do primeiro tempo, Thiago Neves fez ótimo lançamento para Deivid que se livrou do goleiro Alex mas errou na hora da conclusão.

Os dois times voltaram sem mudanças para o segundo tempo e o Flamengo aumentou para 2 a 0 logo aos 3min. A jogada começou com Rodrigo Alvim, que lançou para Thiago Neves. O meia se livrou da marcação e tocou para Deivid ampliar.

O gol do time rubro-negro esfriou o time da casa e o Flamengo quase chegou ao terceiro gol aos 13min em cobrança de falta de Thiago Neves, que Alex espalmou para escanteio.

Já de olho na decisão da Taça Rio diante do Vasco, o Flamengo reduziu seu ritmo mas mesmo assim continuou criando e desperdiçando chances como aconteceu aos 22min, quando o goleiro Alex soltou cruzamento de Thiago Neves e Wanderley, livre na pequena área, chutou para fora.

Aos 28min foi a vez de Deivid perder ótima oportunidade de marcar ao receber em profundidade e chutar para fora. Aos 30min a situação se complicou de vez para o time da casa com a expulsão de Hércules que falta dura sobre Thiago Neves e recebeu o segundo cartão amarelo.

Em vantagem numérica e com a vitória garantida, o Flamengo gastou os últimos minutos apenas administrando o resultado, mas ainda encontrou espaço para marcar o terceiro gol. Willians, aos 35min, em bela jogada individual, definiu o resultado da partida.

FICHA TÉCNICA

Horizonte-CE 0 x 3 Flamengo

Gols

Flamengo: Galhardo, aos 8min do primeiro tempo; Deivid, aos 3min do segundo tempo; e Willians, aos 35min do segundo tempo

Horizonte-CE
Alex; Robert, Douglas, Carlinhos e Hércules; Júnior Cearense (Da Silva), Elanardo, Valter (André Cassaco) e Isac (Lúcio Maranhão); Diego Palhinha e Siloé. Técnico: Roberto Carlos

Flamengo
Felipe; Galhardo, David Braz, Welinton e Rodrigo Alvim; Willians, Botinelli (Fierro), Thiago Neves (Diego Maurício) e Renato Abreu; Deivid e Wanderley (Muralha). Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Cartões Amarelos
Horizonte: Carlinhos e Hércules
Flamengo: David Braz e Galhardo

Cartões Vermelhos
Horizonte: Hércules

Árbitro
Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)

Local
Estádio o Domingão, em Horizonte (CE)

Com informações da Gazeta Esportiva

O Flamengo não sofreu sustos e obteve a classificação mesmo com os desfalques de Ronaldinho e Léo Moura
O Flamengo não sofreu sustos e obteve a classificação mesmo com os desfalques de Ronaldinho e Léo Moura
Foto: LC Moreira / Futura Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade