PUBLICIDADE
Logo do Fluminense

Fluminense

Favoritar Time

Bem-humorado, Luxemburgo chega ao Flu e quer "dar porrada" no Fla

30 jul 2013 - 17h49
(atualizado às 19h18)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Treinador chegou ao time tricolor esbanjando bom humor</p>
Treinador chegou ao time tricolor esbanjando bom humor
Foto: Daniel Ramalho / Terra

A primeira entrevista do técnico Vanderlei Luxemburgo no Fluminense foi marcada pelo bom humor do profissional, que brincou com as perguntas da imprensa, na tarde desta terça-feira, logo após o primeiro contato com o seu novo grupo. Indagado sobre o time que torce, o treinador foi sincero e disse ser flamenguista, mas que antes de tudo é um profissional.

“Sou flamenguista, não vou deixar de ser, mas quero dar um sapeca e porrada neles toda vez que eu enfrentá-los. Sou um profissional e quando estou em um clube quero vencer com ele. Desde criança todo mundo tem o seu time, isso é natural de quem gosta de futebol. Não entendo quando um profissional de imprensa não quer revelar o seu time. O que importa é trabalhar com isenção. E isso vou fazer em qualquer clube”, afirmou o novo comandante do time carioca.

Sobre a rejeição da torcida tricolor com o seu nome, Luxemburgo foi enfático ao falar que quando os números positivos aparecerem a torcida mudará de opinião e que mesmo o ex-técnico Abel Braga, com toda a identificação com o clube, foi questionado.

“No começo as pesquisas falavam em 80% de rejeição ao meu nome, depois baixou para 50%, 30%. Com certeza se ganharmos amanhã tudo vai ficar melhor. A rotina de treinador é essa. Não podemos esquecer que o Abel, mesmo com toda sua identificação com o Fluminense, foi questionado após algumas derrotas”, ponderou o treinador.

A atual situação do Fluminense na tabela do Campeonato Brasileiro é um desafio para o novo comandante tricolor, que acredita na indignação do elenco para reverter a situação.

“Primeira coisa que o jogador do Flu tem que ter é a indignação com esse momento. Existia uma proposta no Fluminense e até no Grêmio que era a conquista da Libertadores. Esse era o ponto principal. Mas veio as derrotas e o time deu uma sossegada inconsciente. O que fez esse time ganhar? A concentração, o sacrifício nos jogos. Vejo esse grupo com muita qualidade. Temos duas possibilidades, a Copa do Brasil e o Brasileiro. São nessas que vamos trabalhar a partir de agora”, explicou o Luxemburgo.

Novo desafio

"Essa coisa de desafio não é a palavra que eu gosto. Quando você pega a tabela do Brasileiro, isso já está programado. Tem ainda a Copa do Brasil. Vamos ter muitos jogos seguidos, meu trabalho aqui no Fluminense será facilitado pelo trabalho que o Abel Braga vinha fazendo. Cheguei para dar continuidade a um trabalho vencedor. É um grupo de muita qualidade, mas está vivendo um momento difícil".

Críticas à defesa do Fluminense

"Tenho muita experiência no futebol. Não podemos esquecer que essa defesa ganhou dois campeonatos sendo a menos vazada. Quando você perde, não é defesa ou ataque, é o time todo. Temos que detectar o problema. Esse é o ponto que vamos trabalhar".

Novos reforços

"Não trabalho com esse negócio de homem de confiança, tenho que identificar as lideranças. Alguns já fizeram coisas boas. Todos os jogadores que estão à disposição vão para concentração para nos conhecermos mais. Vou priorizar os jogadores que estão aqui."

<p>Treinador disse que jogadores deviam estar "indignados" com atual situação da equipe</p>
Treinador disse que jogadores deviam estar "indignados" com atual situação da equipe
Foto: Daniel Ramalho / Terra
Contrato até dezembro de 2013

"Essa pergunta é boa. A opção foi porque o presidente termina o mandato no fim do ano. Nosso objetivo é trabalhar forte no Brasileiro e na Copa do Brasil para voltar à Libertadores. No Grêmio eu tive esse problema, mudou a presidência (saiu Paulo Odone e entrou Fábio Koff). As coisas aqui no Brasil estão muito complicadas. Você pode ver que aqueles treinadores que fazem projetos com os clubes conseguem mais títulos. É isso que quero aqui no Fluminense, primeiro trabalhar com calma para depois rediscutir um novo contrato."

Jogar no novo Maracanã

"Ainda não fui ao Maracanã. Lá é a casa do Fluminense e do Flamengo. Eles sempre jogaram ali. É muito bom você voltar, a expectativa é muito boa."

Relacionamento com as estrelas do time: Fred e Deco

"Normal. São jogadores que têm muita qualidade, por isso são estrelas. Eles vão ter o espaço deles. Não vejo nenhum problema na relação com eles. O direito deles termina quando começa o meu e vice-versa."

Um novo CT para o Fluminense

São apenas cinco meses até o fim do ano, não adiante pensar em CT. A alternativa que temos é a Urca. A prioridade do meu trabalho não é essa. Com certeza a Urca sempre será a nossa segunda opção, mas aqui dentro das Laranjeiras há uma estrutura boa para trabalhar.

Raio X do Time

Temos um elenco de qualidade. Vamos jogar amanhã com o que temos e assim será. Agora se detectarmos alguma coisa, vamos falar. Neste momento vamos priorizar os jogadores que temos aqui, porque são eles que vão ganhar. Quem está fora eu não vou fazer conseguir ganhhr, quem vai ganhar é quem está aqui.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade