PUBLICIDADE
Logo do Fluminense

Fluminense

Favoritar Time

Botafogo repete 2008 e elimina Fluminense na semi

25 fev 2009 - 23h46
(atualizado em 26/2/2009 às 09h47)
Compartilhar

Principal carrasco do Fluminense na última temporada do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, o Botafogo repetiu a história neste ano e voltou a tirar o rival da disputa. Assim como fez em 2008 no mesmo Maracanã, a equipe de General Severiano venceu o adversário na semifinal da Taça Guanabara, na noite desta quarta-feira, desta vez por 1 a 0, e vai à decisão contra a sensação Resende.

» Fotos de Fluminense x Botafogo

» Veja a tabela do Campeonato Carioca

» Comente a vitória do Botafogo

Doze meses depois de derrubar o favoritismo da equipe que foi vice-campeã da Libertadores da América, o time alvinegro voltou a cruzar o caminho dos tricolores e confirmou a boa fase contra o tradicional rival. No Estadual de 2008, o Botafogo bateu o Fluminense por 2 a 0 na semifinal do primeiro turno, antes cair na decisão contra o Flamengo.

Já no turno seguinte, na Taça Rio, os alvinegros reencontraram o time das Laranjeiras na decisão e levaram o título com o triunfo por 1 a 0. Com isso, o Botafogo segue sem perder do rival desde o Campeonato Brasileiro de 2007, além de derrubar um tabu negativo de quase um ano sem vencer um clássico estadual.

Em busca da vaga na decisão, o time dirigido por Ney Franco construiu sua vantagem na etapa inicial e depois passou o resto do tempo suportando a pressão do Fluminense, que tentou de todas as formas, mas não conseguiu superar o bloqueio armado pelo Botafogo na frente da sua área.

Com os meias Thiago Neves e Conca bem marcados, o Botafogo trocava passes com mais objetividade e criava dificuldades para a defesa tricolor. Em duelo bastante equilibrado no meio-campo, os alvinegros levaram vantagem nos primeiros 45 minutos e quase marcaram no final do período com Reinaldo, aos 41min.

Mais esperto que os defensores do Fluminense, o atacante recebeu livre e chutou para grande defesa de Fernando Henrique, que espalmou para escanteio. No entanto na cobrança de Maicosuel, Fahel subiu no primeiro poste e desviou para as redes tricolores.

Na volta do intervalo, o Fluminense adiantou sua marcação em uma tentativa de pressionar a saída de bola do Botafogo e quase chegou ao empate aos 10min, quando Leandro Amaral recebeu lançamento de Thiago Neves e chutou rasteiro, para defesa de Renan com os pés. Ainda insatisfeito com a produção ofensiva da equipe, o técnico Renê Simões trocou o volante Diguinho pelo meia Tartá.

Em meio à pressão, aos 21min, Everton Santos recebeu de costas para o gol e virou para ótima defesa de Renan, que espalmou para escanteio. A pressão do Fluminense em busca do gol de empate aumentou e aos 27min, Juninho quase marca contra, de cabeça, após levantamento para a área.

Nos minutos finais, até o goleiro Fernando Henrique foi para a área nas cobranças de escanteio, mas o Botafogo continuou se defendendo com bravura e garantiu a importante vitória.

Com informações da Gazeta Press.

Fluminense 0 x 1 Botafogo

Fluminense: Fernando Henrique; Mariano, Luiz Alberto, Edcarlos e Leandro; Fabinho, Diguinho(Tartá), Darío Conca(Leandro Bomfim) e Thiago Neves; Everton Santos e Leandro Amaral(Roger); Técnico: René Simões

Botafogo: Renan; Juninho, Emerson e Wellington; Alessandro, Leandro Guerreiro(Túlio Souza), Fahel, Léo Silva(Batista), Maicosuel(Lucas Silva) e Thiaguinho; Reinaldo; Técnico: Ney Franco

Gol: Fahel (42min-1ºT)

Cartões amarelos: Edcarlos, Fabinho, Diguinho, Tartá (Fluminense); Léo Silva (Botafogo)

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Péricles Bassols Cortez (RJ)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade