PUBLICIDADE
Logo do Fluminense

Fluminense

Favoritar Time

Por G-5, Grêmio e Flu torcem por Cruzeiro na Copa do Brasil

26 nov 2014 - 09h56
(atualizado às 09h57)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Se o Cruzeiro vencer a Copa do Brasil, melhor para os concorrentes do Atlético-MG no Brasileiro</p>
Se o Cruzeiro vencer a Copa do Brasil, melhor para os concorrentes do Atlético-MG no Brasileiro
Foto: Pedro Vilela / Getty Images

Com duas rodadas restantes no Campeonato Brasileiro, a briga por Libertadores ainda está acirradíssima. Cruzeiro e São Paulo estão garantidos na competição continental, enquanto o Corinthians só precisa de mais um ponto para carimbar a classificação. Na teoria, isso deixaria Internacional, Atlético-MG, Grêmio e Fluminense brigando pela última vaga. Mas a Copa do Brasil, que será decidida nesta quarta-feira, pode mudar o cenário – e por isso, gremistas e tricolores devem aumentar a torcida por uma virada cruzeirense na decisão.

A situação é a seguinte: se o Cruzeiro reverter a desvantagem de 2 a 0 para o Atlético-MG e sair do Mineirão campeão nesta quarta, o G-4 do Brasileiro vira G-5. Como o time celeste já garantiu a vaga na Libertadores via Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil não daria vagas ao torneio continental: o quinto colocado é que ficaria com a classificação.

Por isso, Grêmio (60 pontos) e Fluminense (58), atualmente o sexto e o sétimo colocados, estão de olho em um título cruzeirense. Isso faria com que eles não precisassem mais ultrapassar o quarto colocado Inter (63) para chegar à Libertadores – passando o quinto, Atlético-MG (61), o objetivo estaria alcançado. Dois pontos a menos para tirar, que fariam toda a diferença nas últimas duas rodadas.

É importante notar que, caso o Atlético-MG vença a Copa do Brasil e termine entre os quatro melhores do Brasileiro, o G-4 também vira G-5. Mas neste caso, a situação não mudaria para Grêmio e Flu: eles continuariam precisando passar o Internacional e seus 63 pontos para conquistar a classificação para o torneio continental.

No momento, a decisão da Copa do Brasil é a única coisa que pode alterar a classificação para a Libertadores, já que a Sul-Americana perdeu essa função depois que o São Paulo se garantiu entre os quatro melhores do Brasileiro. Vencendo ou não a competição internacional, a equipe do Morumbi não vai influenciar na distribuição de vagas.

Portanto, quando Cruzeiro e Atlético-MG entrarem em campo às 22h (de Brasília) desta quarta-feira, no Mineirão, eles não estarão somente decidindo a Copa do Brasil. Podem também estar dando uma sobrevida a times que, de outra maneira, veriam suas chances de chegar à Libertadores bem reduzidas. Aos tricolores de Porto Alegre e do Rio de Janeiro, resta "secar" o Galo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade