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Renovado, Maracanã tem filas e reclamações no 1º jogo de meio de semana

Torcedores do Fluminense sofreram para comprar ingressos para a partida diante do Cruzeiro pelo Brasileiro

31 jul 2013 - 19h29
(atualizado em 1/8/2013 às 16h05)
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<p>Filas incomodaram torcedores nesta quarta-feira</p>
Filas incomodaram torcedores nesta quarta-feira
Foto: Giuliander Carpes / Terra

Estádio novo, problemas até mais graves que os antigos. O torcedor do Fluminense sofreu para conseguir entrar no Maracanã para a partida contra o Cruzeiro, nesta quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro. Mesmo quem comprou ingresso pela internet precisou enfrentar longas filas para ter a entrada em mãos. O resultado da batalha preliminar no renovado Mário Filho: confusão e reclamações.

A confusão obrigou a Polícia Militar a intervir. Depois de negociação com a concessionária do Maracanã, os portões e a bilheteria, que deveriam ser fechados no intervalo do jogo, seguiram abertos. O segundo tempo já havia começado e muitos torcedores do Fluminense ainda permaneciam do lado de fora do estádio, nas filas.

O esquema de apenas uma bilheteria para quem comprava ou trocava ingressos não deu certo no primeiro jogo de meio de semana do Maracanã após reforma para a Copa das Confederações e Copa do Mundo. Como a partida era às 19h30, a maioria dos torcedores acabou tendo mesmo que chegar em cima da hora. Pouco antes de a bola rolar, havia mais gente fora do que dentro do estádio.

"A organização antiga era até melhor. Antes, pelo menos eu poderia comprar o ingresso no meu cartão de crédito e usava o próprio cartão como entrada. Agora não adianta nada comprar ingresso pela internet, se vai precisar entrar nessa fila toda para trocar", reclamou o advogado Nuno Cardoso.

"Eu já estou pensando em comprar um ingresso para a torcida do Cruzeiro. Lá talvez não tenha tanta gente. O estádio está muito bonito, mas a organização é um horror", afirmou a dona de casa Mara Elias.

Mara, que mora em Bangu, na zona oeste do Rio, também criticou o esquema de transportes da Supervia, concessionária de trens metropolitanos. Segundo a torcedora, as composições não paravam na estação São Crisóvão.

"Tive que ir até a Central trocar para o metrô. Isso dobrou o tempo de viagem. A desorganização nos transportes continua a mesma", lamentou.

As vias que dão acesso ao Maracanã também apresentaram engarrafamentos. Quem foi do centro da cidade até o estádio de carro demorou até uma hora para completar o trajeto. Da zona sul, o caminho levava até mais tempo.

Direito de resposta

Em nota oficial, a concessionária Complexo Maracanã Entretenimento S.A. se posicionou a respeito dos problemas enfrentados pela torcida do Fluminense no duelo diante do Cruzeiro:

A concessionária Complexo Maracanã Entretenimento S.A. pede desculpas aos torcedores pelo transtorno causado com as filas para troca de ingressos na hora da partida entre Fluminense e Cruzeiro, nesta quarta, dia 31/07.

A demora na retirada dos ingressos nos 46 guichês disponíveis se deu por ainda não estarem compatibilizados os sistemas da concessionária e do programa sócio-torcedor do clube, questão que tem previsão de estar resolvida até o final do mês de agosto.

Fluminense também se pronuncia

Assim como a concessionária, o Fluminense lançou comunicado oficial logo após o jogo, vencido pelo time tricolor por 1 a 0, pedindo a compreensão dos torcedores. Veja a seguir:

O Fluminense Football Club esclarece que, após reunião conjunta com a IMX, empresa responsável pela venda de ingressos e operação de acessos, foi estabelecido o início das reservas e compra de ingressos para sócios para o dia 26, última sexta-feira, cinco dias antes da partida diante do Cruzeiro.

Com base nisso, o clube montou o cronograma e divulgou amplamente em seus canais oficiais e e-mail marketing, com a tradicional repercussão na imprensa.

Em todos os comunicados, foi reforçado o prazo de três dias para que os sócios fizessem a reserva de seus ingressos, terminando 24h antes do jogo, conforme previsto no regulamento dos sócios que têm acesso ao estádio.

A demanda pelos guichês de retirada de ingressos dos sócios no dia da partida foi muito acima do esperado por alguns fatores. Em especial pela facilidade da retirada na hora do jogo , somada ao volume fora do previsto de sócios que tentaram retirar ingressos sem tê-los reservado ou comprado.

O clube havia reservado metade dos guichês do estádio para retirada dos bilhetes dos sócios. Diante do problema , o consórcio disponibilizou uma bilheteria extra, antes dedicada a outros setores, para minimizar o problema, o que não foi suficiente.

Pedimos a compreensão dos sócios pelas dificuldades enfrentadas. O Maracanã ainda precisa de muitos ajustes operacionais e tecnológicos para se adequar às nossas demandas. Sabemos que este tipo de fato não condiz com o tratamento que o Fluminense deseja e que o associado merece. O clube não medira esforços para aprimorar os serviços da nossa casa.

Fonte: Terra
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