PUBLICIDADE

Formação mais defensiva teria evitado goleada, diz Dante

8 jul 2014 - 23h11
Compartilhar

O Brasil teria evitado a goleada de 7 x 1 se tivesse entrado em campo com uma formação mais cautelosa contra a Alemanha, disse nesta terça-feira o zagueiro Dante depois da partida em que o Brasil pagou caro por não ter protegido o meio-campo.

Alemães comemoram gol contra o Brasil enquanto Dante lamenta. 08/07/2014
Alemães comemoram gol contra o Brasil enquanto Dante lamenta. 08/07/2014
Foto: Leonhard Foeger / Reuters

A escalação da seleção na partida foi testada nos treinos por poucos minutos pelo técnico Luiz Felipe Scolari, que surpreendeu ao optar por Bernard como substituto de Neymar em vez de reforçar o meio com três volantes contra um adversário com a força da Alemanha.

No último treino antes do duelo em Belo Horizonte, Felipão montou a formação titular com três volantes e um meia, que parecia a mais indicada para enfrentar os alemães diante dos desfalques de Neymar, lesionado, e do zagueiro e capitão Thiago Silva, suspenso.

O técnico, no entanto, preferiu manter o esquema tático utilizado pelo Brasil desde a vitória na Copa das Confederações do ano passado, com três meias, e apostou na entrada de Bernard no time titular em vez de fechar mais o time.

“Claro que se a gente assumisse uma posição mais cautelosa, não seria esse placar de 7. Com certeza isso não aconteceria”, disse Dante, que substituiu Thiago Silva contra a Alemanha.

Jogar com um time mais defensivo e em busca de uma bola para ganhar o jogo, no entanto, poderia soar mal para a torcida, de acordo com o jogador do Bayern de Munique.

“Com certeza... Nossa mentalidade é de nunca perder”, afirmou.

Em vez de formar o meio-campo com o trio de volantes Luiz Gustavo, Fernandinho e Paulinho, o treinador optou por deixar Paulinho no banco e apostou na velocidade de Bernard para a vaga de Neymar.

A escolha se mostrou equivocada diante de uma Alemanha que atropelou o Brasil e fez 5 x 0 já no primeiro tempo, encerrando o sonho do Brasil de conquistar o título mundial em casa.

(Por Rodrigo Viga Gaier)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade