PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Formada em reality show, dupla belga se prepara para estreia

23 fev 2010 - 14h25
Compartilhar

Às 22h (de Brasília) desta terça-feira, quando tiver início a prova de bobsled feminino na Olimpíada de Vancouver, um sonho que começou na televisão se tornará realidade para a dupla belga da prova. Dois anos e meio após formarem parceria em um reality show, Eva Willemarck e Elfje Willemsen estrearão no maior evento esportivo do planeta.

Até 2007, Willemarck e Willemsen praticavam atletismo profissionalmente. Sem sucesso, elas acabaram selecionadas em um concurso realizado pela produtora Canyas, que teve a ideia de formar uma dupla de bobsled do zero para participar dos Jogos Olímpicos. Desde então, todo o progresso das atletas de inverno foi filmado e levado ao ar, assim como estão sendo os momentos mais esperados da empreitada - a hora da ação em Vancouver.

Em uma evolução constante, elas obtiveram o 14º lugar em uma etapa da Copa do Mundo de dezembro de 2009 e cumpriram o objetivo de chegar às Olimpíadas, meta que parecia bem distante quando o programa foi idealizado.

"Nós pensamos que isso não fosse acontecer, mas a cada ano tudo ocorreu melhor que o esperado", diz Willemsen, lembrando-se de sua sensação na primeira vez em que pilotou um bobsled. "Eu queria sair já na sétima curva".

Atualmente, elas se consideram tão experientes que não temem nem o Whistler Sliding Centre, pista na qual o georgiano Nodar Kumaritashvili, do luge, morreu após um acidente em 12 de fevereiro. "O traçado é difícil, mas não tenho medo", afirma Willemsen, apenas uma das oito atletas da Bélgica na Olimpíada de Vancouver.

Entenda a prova do bobsled dos Jogos de Inverno

Esporte olímpico desde 1924, o bobsled é construído atualmente para ser o mais rápido e aerodinâmico possível. Antes de entrar nesta espécie de veículo e descer a montanha, os atletas correm a pé por cerca de 50 metros para ganharem velocidade.

A competição em Vancouver se estenderá por dois dias. São quatro descidas ao todo. Os tempos são medidos eletronicamente e somados para a definição do resultado final - o mais rápido vence. A Olimpíada tem três modalidades do bosled - equipes com quatro e dois integrantes no masculino e duplas no feminino.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Willemarck e Willemsen tiveram toda a evolução no bobsled acompanhada por televisão belga
Willemarck e Willemsen tiveram toda a evolução no bobsled acompanhada por televisão belga
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade