PUBLICIDADE

Fundação Livestrong retira nome de Lance Armstrong de seu título

14 nov 2012 - 23h52
(atualizado em 15/11/2012 às 00h54)
Compartilhar
Exibir comentários

A fundação de Lance Armstrong para combate ao câncer anunciou que retira, de forma oficial, o nome do ex-ciclista de sua nomenclatura e passará a se chamar "Livestrong Foundation". A mudança é mais uma medida da instituição para se desvincular o nome de seu fundador, que perdeu seus sete títulos da Volta da França, depois que a Agência Antidoping dos Estados Unidos (Usada) revelou evidências sobre o uso de drogas para melhoria de rendimento esportivo por parte de Lance Armstrong e seus companheiros de equipe.

Recentemente, Armstrong renunciou ao cargo de membro do Conselho de Administração da entidade fundada em 1997. O ex-ciclista se demitiu voluntariamente para evitar que o escândalo envolvendo sua carreira no esporte manche a imagem da entidade.

Katherine McLane, porta-voz da Livestrong Foundation, afirmou que a mudança foi aprovada pela Secretaria de Estado do Texas. "Na maioria de seu período de existência, a organização foi conhecida como Livestrong Foundation, mas fazer com que essa mudança seja oficial é necessária e apropriada em um momento de mudança para a organização", disse McLane à Reuters.

Armstrong fundou a instituição depois de ser diagnosticado com câncer nos testículos, antes mesmo de vencer o seu primeiro título da Volta da França. Apesar da mudança oficial do nome, membros da fundação ressaltam que o americano ainda é bem-vindo na organização.

No dia 22 de outubro, Lance Armstrong teve suas conquistas anuladas e ele foi banido do ciclismo de forma definitiva depois que a União Ciclística Internacional (UCI) ratificou as sanções da Usada contra ele. No dia 10 de outubro, a Agência Antidoping dos EUA afirmou que o ex-ciclista esteve envolvido no "mais sofisticado, profissional e bem-sucedido programa de doping que o esporte já viu". Armstrong nega as acusações contra ele, mas decidiu não contestar as punições da Usada contra ele.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade