PUBLICIDADE

Futebol Americano

Favoritos, Seahawks e Patriots vencem e vão à "semi" da NFL

11 jan 2015 - 08h04
(atualizado às 08h08)
Compartilhar
Exibir comentários

Donos das melhores campanhas da NFC e da AFC na temporada regular, respectivamente, Seattle Seahawks e New England Patriots confirmaram o favoritismo e avançaram às finais de conferência da NFL – espécie de semifinal da principal liga de futebol americano do planeta. Neste sábado, as duas equipes se aproveitaram da força que têm jogando em casa e superaram os seus rivais para seguirem vivos na luta por um lugar no Super Bowl XLIX.

Atual campeão da NFL, o Seattle Seahawks recebeu a visita do Carolina Panther no Century LinkField e mostrou porque é apontado como o favorito a se sagrar o primeiro bicampeão da liga desde o New England Patriots de 2004/05. Disciplinado como sempre, o time comandado por Pete Carroll triunfou por 31 a 17 e avançou sem grandes sustos à final da NFC.

<p>Kam Chancellor interceptou um passe para touchdown e foi o nome de jogo em Seattle</p>
Kam Chancellor interceptou um passe para touchdown e foi o nome de jogo em Seattle
Foto: Otto Greule Jr / Getty Images

Os Seahawks, contudo, só engrenaram na partida após o intervalo. Quando foram aos vestiários, venciam por “apenas” 14 a 10. Marshawn Lynch não conseguia impor o seu forte jogo corrido, e Russel Wilson tinha dificuldades para acumular jardas aéreas. De quebra, a boa defesa dos Panthers jogava bem e, contando com o gramado molhado, frustrava algumas jogadas dos mandantes.

Foi somente a partir do terceiro quarto que o time de Seattle conseguiu dominar o jogo. Lynch ganhou ritmo, e Wilson enfim mostrou a regularidade de sempre. O running back terminou o jogo com apenas 59 jardas, mas foi importante para desafogar o ataque dos mandantes em momentos difíceis. Já o quarterback, conhecido pela força terrestre, brilhou no ar e lançou para 268 jardas e três touchdowns.

O grande nome do jogo, contudo, foi o defensor Kam Chancellor. O safety de 26 anos dominou praticamente todos os wide receivers de Carolina, encerrou o jogo com importantes oito tackles e ainda protagonizou dois lances incríveis. No fim do segundo quarto, por pouco não bloqueou dois field goals dos visitantes – saltando sobre a linha adversária no momento do snap. Já no quarto período, interceptou um passe de Cam Newton e anotou um touchdown de 90 jardas que sacramentou a vitória dos Seahawks. O quarterback dos Panthers não foi bem e finalizou o jogo com 246 jardas, dois touchdowns e duas interceptações.

Com a vitória, os Seahawks avançaram à final da NFC e se tornaram o primeiro time desde 2005 a triunfar nos playoffs na temporada seguinte à de um título. Agora, os atuais campeões da NFL aguardam o vencedor do confronto entre Green Bay Packers e Dallas Cowboys, neste domingo, para saber com quem irão duelar no próximo fim de semana por um lugar no Super Bowl XLIX. A certeza é apenas uma: a partida será disputada no Century LinkField, em Seattle, onde os comandados de Pete Carroll são praticamente imbatíveis.

Foto: Otto Greule Jr / Getty Images

 Jovem, Russel Wilson teve (mais uma vez) postura de veterano para vencer nos playoffs (Otto Greule Jr/Getty Images)

No outro jogo do dia, o New England Patriots sofreu, mas conseguiu vencer o sempre duro Baltimore Ravens em casa por 35 a 31 e garantiu vaga à grande decisão da AFC. O adversário da equipe de Tom Brady na “semifinal” da NFL sairá do embate entre Denver Broncos e Indianapolis Colts, neste domingo. A final de conferência será disputada no próximo fim de semana, também no Gillette Stadium.

A partida deste sábado em Boston foi espetacular. Os Ravens tiveram 14 pontos de diferença na liderança do placar em duas oportunidades (14 a 0 e 28 a 14), mas em ambas permitiram a reação dos mandantes. Tom Brady correu para um touchdown, lançou para três e chegou a 46 na carreira, superando Joe Montana (45) como o quarterback com mais passes para TDs na história dos playoffs da NFL.

Do outro lado, Joe Flacco voltou a ter grande atuação, com quatro touchdowns e 292 jardas, mas lançou interceptação crucial nos momentos finais da partida - a sua primeira nos 198 passes que já tentou em jogos de pós-temporada na carreira. Nem mesmo um Hail Mary com o cronômetro zerado ajudou os Ravens a vencerem.

Foto: Maddie Meyer / Getty Images

Rápido como uma tartaruga, Tom Brady até correu para touchdown...(Maddie Meyer/Getty Images)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade