0

Inspiração, jogador dos Seahawks é primeiro surdo a disputar Super Bowl

1 fev 2014
17h18
atualizado às 17h28
  • separator
  • comentários

Dificilmente Derrick Coleman será um jogador coadjuvante no Super Bowl deste domingo. O fullback do Seattle Seahawks vai ser o primeiro surdo a disputar o jogo mais importante do ano no futebol americano dos Estados Unidos e entrará para a história no duelo que define o campeão da temporada, contra o Denver Broncos.

Derrick Coleman é primeiro surdo a jogar Super Bowl
Derrick Coleman é primeiro surdo a jogar Super Bowl
Foto: Getty Images

Fullback que também atua como tailback quando necessário, Coleman é surdo desde os três anos. Ajudado por dois dispositivos que carrega discretamente atrás dos ouvidos, o atleta pode recuperar com esse auxílio até 80% da audição, embora o capacete e o suor reduza essa capacidade para 60%.

O caminho de Derrick para a elite do futebol americano obviamente não foi fácil. Alvo de piadas desde pequeno e durante todo o ensino médio, o jogador superou as gozações como pode. "Desligue o aparelho auditivo. É o que meu pai costumava dizer", relembrou Coleman.

Por outro lado, ele desenvolveu outras técnicas que lhe serviram demais para o futebol americano. Por exemplo, é especialista em ler lábios de rivais. Sua surdez, como se pode ver, não o privou de poder jogar na NFL e também competir no Super Bowl.

A superação de Coleman o faz até ser admirado por rivais. Como David Bruton, do Denver Broncos, encarregado de marcar o jogador no Super Bowl. "Isso (o Super Bowl) é a prova do sacrifício", declarou o adversário. Independentemente do resultado deste domingo, Derrick já fez história.

Mascote do Bayern de Munique entra na onda do Super Bowl

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/mulheres-super-bowl-cheerleaders/" href="http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/mulheres-super-bowl-cheerleaders/">Veja as melhores animadoras de torcida</a>
Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade