PUBLICIDADE

Futebol Americano

Morre Danny Villanueva, um dos primeiros 'kickers' hispânicos da NFL

20 jun 2015 - 02h56
Compartilhar
Exibir comentários

Danny Villanueva, um dos primeiros 'kickers' hispânicos da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL) dos Estados Unidos e cofundador da rede de televisão em espanhol "Univisión", morreu aos 77 anos, informou nesta sexta-feira a Universidade Estadual do Novo México (NMSU, sigla em inglês), que o revelou.

Villanueva, que jogou no Los Angeles Rams e no Dallas Cowboys na década de 1960, morreu devido a um derrame cerebral que sofreu esta semana, indicou a NMSU em comunicado.

Filho de imigrantes mexicanos, Villanueva nasceu em Tucumcari, no Novo México, em 1937, e entrou para a universidade com uma bolsa de estudos para jogar futebol americano. Após a carreira universitária, o jogador chegou a NFL, onde foi apelidado de "El Kickador".

Na década de 1970, quando já tinha abandonado o futebol profissional, Villanueva se transformou em um pioneiro na indústria televisiva em espanhol nos EUA, ao participar da fundação da emissora "Spanish International Network" (SIN, sigla em inglês), que em 1986 se transformou na "Univisión".

Villanueva foi gerente-geral da afiliada da "Univisión" em Los Angeles, a "KMEX", informou hoje essa rede de televisão em seu site.

Em 1991, Villanueva criou uma bolsa de estudos para oferecer aos estudantes da NMSU que se destacassem em liderança e em projetos comunitários, de acordo com esse centro.

"Danny Villanueva foi um grande jogador de futebol (americano) e um generoso filantropo", disse o presidente da universidade, Garrey Carruthers, em comunicado.

"Ele nasceu em um pequeno povoado do Novo México e acabou sendo um empresário muito bem-sucedido, tanto na televisão como na indústria imobiliária. Estamos tristes por seu falecimento, mas também sentimos muito orgulho de suas conquistas", acrescentou Carruthers.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade