PUBLICIDADE

Futebol Americano

Patriots são tetra do Super Bowl após vitória sobre Seahawks

Equipe de New England venceu uma decisão emocionante no Arizona, selada com uma interceptação a 20 segundos do fim da partida

2 fev 2015 - 01h07
(atualizado às 02h08)
Compartilhar
Exibir comentários

O duelo entre os melhores times das conferências Americana e Nacional da NFL correspondeu às expectativas desta vez. No Super Bowl XLIX, New England Patriots e Seattle Seahawks realizaram um confronto histórico, digno dos times que foram superiores à concorrência todas as etapas da temporada 2014 da liga. No final, prevaleceu a defesa da equipe do estado de Massachusetts, que conseguiu uma interceptação a 20 segundos do fim do jogo na linha de uma jarda e selou a vitória por 28 a 24 no University of Phoenix Stadium.

O quarterback Tom Brady, dos Patriots, foi o grande destaque da partida e entrou para a história da NFL ao se igualar a Joe Montana e Terry Bradshaw como um dos três quarterbacks a levantar quatro vezes o Lombardi Trophy. Além disso, o camisa 12 do New England Patriots se tornou o jogador com mais passes para touchdown em Super Bowls em todos os tempos, com um total de 13 em seis "finais" da NFL disputadas.

<p>Tom Brady superou Joe Montana e se tornou o QB com mais touchdowns em Super Bowls</p>
Tom Brady superou Joe Montana e se tornou o QB com mais touchdowns em Super Bowls
Foto: David J. Phillip / AP

Na decisão deste domingo, o marido de Gisele Bündchen lançou quatro TDs, foi interceptado duas vezes e acertou 37 dos 50 passes tentados para um total de 328 jardas diante de uma defesa historicamente forte. Com desempenho desta magnitude, Brady foi escolhido sem nenhuma dúvida como o MVP (jogador mais valioso) da final, igualando mais uma vez Joe Montana, seu ídolo de infância.

Da forma que começou, a decisão da temporada NFL parecia se encaminhar para uma vitória contundente do New England Patriots, embora Tom Brady tenha sido interceptado na sua melhor campanha no primeiro quarto. Mesmo passando em branco na etapa inicial, a equipe do nordeste americano movia a bola como queria, situação que se repetiu no complemento do primeiro tempo, desta vez com pontos sendo registrados.

O primeiro touchdown da equipe do Massachusetts veio em um passe curto para Brandon LaFell, que entrou na end zone entre dois marcadores para abrir 7 a 0. Os Seahawks encontravam muitas dificuldades para a tacar, mas Russell Wilson engrenou na partida a partir do momento que Chris Matthews, recebedor de pouquíssima rodagem na temporada, começou a ganhar todos os duelos que disputou no ar. Foi a partir de um passe longo para ele que a equipe de Seattle fez seus primeiros sete pontos, em uma corrida de Marshawn Lynch.

<p>Defesa dos Seahawks foi muito bem no terceiro quarto, mas deu espaços em outros momentos</p>
Defesa dos Seahawks foi muito bem no terceiro quarto, mas deu espaços em outros momentos
Foto: Ronald Martinez / Getty Images

Nos dois últimos minutos do segundo quarto, ambas as equipes fizeram um touchdown cada. Brady encontrou Rob Gronkowski com um passe longo após uma campanha repleta de jogadas e igualou Joe Montana como quarterback com mais touchdowns em Super Bowls. Os Seahawks conseguiram, no entanto, reagir e igualar o marcador em uma campanha repleta de "big plays", concluída com um lançamento de Wilson para Matthews.

A etapa complementar foi completamente diferente a todo o primeiro tempo. O ataque do New England Patriots estagnou enquanto a linha defensiva adversária conseguiu pressionar Tom Brady com maior facilidade. Do outro lado, Wilson continuou brilhando com a ajuda de Matthews. Steven Hauschka colocou a franquia de Seahawks na frente pela primeira vez na noite com um field goal e Doug Baldwin converteu um touchdown para deixar o campeão do Super Bowl de 2014 com dez pontos de vantagem no placar.

No último quarto, porém, a história foi outra. Brady reencontrou seu ritmo e voltou a distribuir passes precisos, até em situações de pressão extrema, como uma terceira descida para 14 jardas. O marido de Gisele Bündchen lançou um foguete para Danny Amendola diminuir a diferença para três pontos e carregou os Patriots até a end zone outra vez na campanha seguinte, encontrando Julian Edelman livre de marcação para outro touchdown, o quarto no dia e o 14º na sua carreira.

Julian Edelman foi o responsável pelo touchdown que deu a vitória aos Patriots
Julian Edelman foi o responsável pelo touchdown que deu a vitória aos Patriots
Foto: Christian Petersen / Getty Images

Os Seahawks conseguiram levar a bola até a linha de uma jarda quando restavam 20 segundos no relógio. Pete Carroll decidiu chamar uma jogada de passe para Russell Wilson, que sofreu uma blitze e tentou um passe rápido para um recebedor. Ligeiro, o cornerback Malcolm Butler se antecipou ao wide receiver e conseguiu a interceptação da vitória, o quarto Super Bowl de Tom Brady, Bill Belichik e do New England Patriots.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade