PUBLICIDADE

A história de superação do Brasil de Pelotas: da tragédia aos acessos

24 out 2014 - 11h26
Compartilhar

Um clube que era conhecido, por exemplo, por ter sido, em 1919, o primeiro a levar o Campeonato Gaúcho e pelo terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de 1985 agora coleciona feitos históricos, após ter superado uma tragédia. Este é o Brasil de Pelotas (RS), que neste sábado começa a decidir, diante do Londrina, no Bento Freitas, uma vaga na final da Série C do Brasileirão. A já centenária história do Xavante vem ganhando capítulos de pura superação.

Era noite do dia 15 de janeiro de 2009. Um acidente envolvendo o ônibus que levava a delegação do Brasil (veja mais abaixo) resultou na morte do preparador de goleiros Giovani Guimarães, de 40 anos, do zagueiro Régis, de 28, e do atacante uruguaio Cláudio Milar, de 34, o maior ídolo do clube e que virou mártir para a torcida. Após cogitar não disputar o Estadual, o Brasil acabou participando, mas foi rebaixado. Dois anos depois viria a queda para a Série D.

O passar do tempo foi o melhor remédio para curar as feridas abertas no fatídico 15 de janeiro. E as quedas viraram feitos: estreia na Copa do Brasil e título da Divisão de Acesso (Segundona do Gauchão) em 2013, terceiro lugar no Estadual deste ano, com direito a título do Interior, e, agora, vaga na Série C do ano que vem. Marcas que só foram possíveis com a decisão de não abandonar aquele Gauchão, segundo Hélder Lopes, presidente do Brasil em 2009.

– O acesso que o Brasil conseguiu só fortalece a decisão que tomamos lá atrás, depois daquele dia 15 de janeiro de 2009. Não poderíamos correr o risco de deixar o clube sem atividade e correr o risco de sofrer sanções, e agora acompanho, mesmo que distante, a estas coisas boas acontecerem– destacou Hélder, ao LANCE!Net.

&&Ads by Info&&Ads by Info&&Ads by InfoAcidente do dia 15 de janeiro de 2009 causou a morte de três pessas (Foto: Carlos Pupo/Agência RBS)Hoje deputado federal, Danrlei, então goleiro do Brasil em 2009, foi um dos sobreviventes do acidente. Ele esteve na estreia do Rubro-Negro gaúcho na elite do Gauchão deste ano – diante do Cruzeiro-RS – e hoje é sócio do seu último clube como profissional.

– O Brasil está, aos poucos, voltando ao seu lugar de merecimento depois de tudo que aconteceu. Sabemos que as dificuldades são muito grandes, mas o Brasil, com o apoio da torcida, que sempre abraça o time, vem conseguindo. Fico muito feliz por tudo que vem acontecendo. Conheço o presidente, sei que ele faz um trabalho sério e quando se trabalha sério, a tendência é pelos resultados – destacou Danrlei, ao L!Net. antes de completar:

– O que aconteceu é algo que não se apaga da história de cada um que estava naquele ônibus. A ascensão do clube vem sendo rápida, surpreendente.

Sobra superação ao Brasil de Pelotas. Que os rivais não duvidem.

&&&&Ads by InfoRecepção na volta do Brasil após o acesso (Foto: Jonathan Silva/Grêmio Esportivo Brasil)

A HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO DO BRASIL DE PELOTAS DESDE 2009

O ACIDENTE – 2009

O ônibus que transportava a delegação do Brasil tombou em uma curva da BR-392, próximo ao município de Canguçu, a cerca de 98 Km de Pelotas. O time voltava de um jogo-treino preparatório para o Gauchão contra o Santa Cruz-RS, no Vale do Sol, vencido por 2 a 1. O veículo despencou de um barranco de quase 40 metros, causando as três mortes.

......................

O REBAIXAMENTO NO GAUCHÃO – 2009

O acidente ocorreu sete dias antes da estreia no Gauchão. O clube decidiu disputar o Estadual, mas, após oito jogos e apenas em 15 dias e uma vitória, veio o rebaixamento. O então técnico Armando Desessards estava impossibilitado de trabalhar. Cláudio Duarte se ofereceu para o cargo apenas recebendo by Info" href="#" data-mce-href="#" data-mce-style="border: none !important; display: inline-block !important; text-indent: 0px !important; float: none !important; font-weight: bold !important; height: auto !important; margin: 0px !important; min-height: 0px !important; min-width: 0px !important; padding: 0px !important; text-transform: uppercase !important; text-decoration: underline !important; vertical-align: baseline !important; width: auto !important; background: transparent !important;"hospedagem e alimentação. O clube precisou contratar 11 jogadores.

......................

QUEDA À SÉRIE D – 2011

Em 2011, o Brasil de Pelotas acabou rebaixado à Quarta Divisão após ser punido pelo STJD com a perda de seis pontos pela escalação irregular do lateral-direito Cláudio. Ele tinha que cumprir suspensão adquirida quando defendia o Ituiutaba, hoje Boa. Até hoje, a punição não é aceita pelo clube.

......................

VOLTA À ELITE GAÚCHA COM TÍTULO – 2013

Participação inédita na Copa do Brasil, graças ao vice-campeonato da Copa da Federação Gaúcha de Futebol do ano anterior, e título da Divisão de Acesso do Gauchão, a Segundona. No mesmo ano, no entanto, o Brasil fica sem disputar a Série D.

......................

UM 2014 DE FEITOS

Terceiro no Estadual deste ano com o título do Interior e volta à Série C do Brasileirão. Meta é buscar o primeiro título nacional da história do Xavante. Primeiro jogo diante do Londrina, pela semifinal, acontece neste sábado, no Bento Freitas.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade