PUBLICIDADE

Abidal participa de amistoso um ano após transplante de fígado

19 mar 2013 - 09h04
Compartilhar

Embora tenha se tratado de uma partida amistosa, Eric Abidal, que passou por uma cirurgia de transplante de fígado em abril de 2012, voltou a jogar nesta terça-feira em um encontro contra o Istres, da segunda divisão da França.

Abidal, que desde março de 2011 luta contra um câncer, foi comandando por Eusébio Sacristán, em uma partida que também contou com outro jogador do elenco principal: Jonathan dos Santos.

Em 10 de abril de 2012, Abidal passou por um transplante de fígado, doado por seu primo Gerárd. Após a cirurgia, os médicos anunciaram que o jogador teria que ser medicado por toda a vida e que seria complicado voltar a jogar em nível profissional.

O calvário do jogador teve início em março de 2011. O clube anunciou que Abidal tinha passado por exames e foi detectado um tumor no fígado. Após a cirurgia no dia 3 de maio de 2011, o lateral francês voltou a jogar na semifinal da Liga dos Campeões, contra o Real Madrid.

Em suas primeiras declarações após a cirurgia, Abidal afirmou que depois do ocorrido, passou a dar mais valor para as coisas. "Olho a vida de outra forma", disse.

O momento culminante da temporada foi vivido em 28 de maio de 2011, quando levantou a taça da Liga dos Campeões, em Wembley, conquistada pelo Barcelona perante o Manchester United (3-1).

Carles Puyol, capitão na ocasião, cedeu o bracelete a Abidal, que foi o encarregado de levantar o troféu.

Porém, a partir do dia 29 de fevereiro de 2012, as coisas voltaram a piorar. Durante um amistoso da seleção francesa em Bremem diante da Alemanha, o jogador disputou toda partida, mas ao voltar para o Barcelona, foi anunciado que sofria com uma pubalgia e ficaria algum tempo em recuperação. 15 dias depois, o Barcelona anunciou que o jogador precisava passar por um transplante de fígado.

A cirurgia foi realizada em 10 de abril de 2012. Em junho, Abidal começou a visitar a Cidade Esportiva do Barcelona para encarar o processo de recuperação.

No final de agosto de 2012, começou a realizar trabalho de preparação física no clube. Em novembro, começou a treinar, porém separado do grupo.

Os médicos anunciaram em meados de dezembro que Abidal poderá voltar a jogar futebol e treinar com o resto da equipe.

Os técnicos não quiseram apressar a recuperação do jogador e nesta terça o francês deu mais um passo ao participar de um amistoso perante o Istres, da segunda divisão francesa, uma grande notícia para o jogador que espera com expectativa outra coisa: o iminente retorno de Tito Vilanova após dois meses de tratamento em Nova York.

EFE   
Compartilhar
Publicidade