PUBLICIDADE

África do Sul dá show de erros nos pênaltis e está fora da CAN em casa

2 fev 2013 - 20h04
(atualizado às 20h07)
Compartilhar

Os três erros em quatro tentativas durante a disputa de pênaltis contra Mali, da qual saiu derrotada por 3 a 1 após empate em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, causaram neste sábado a eliminação da África do Sul nas quartas de final da Copa Africana de Nações, da qual é a anfitriã.

Assim como em 2012, quando passaram por Gabão, os malineses se colocaram nas semifinais através das penalidades. Na ocasião, a equipe conseguiu o terceiro lugar, sua segunda melhor campanha na história do torneio.

Mali aguarda agora a partida entre Costa do Marfim e Nigéria, que acontecerá neste domingo, em Rustemburgo. Já os sul-africanos não conseguiram repetir o feito de 1995, quando, também como país sede, obtiveram seu único título da CAN.

Empurrada pela torcida no estádio Moses Mabhida, em Durban, a África assumiu o controle do jogo e fez 1 a 0 aos 31 minutos do primeiro tempo, com gol de Rantie. A partir daí, porém, os malineses passaram a atacar mais e a pressionar os donos da casa até empatarem, o que aconteceu graças a uma cabeçada de Keita, ex-Barcelona, aos 13 da etapa final.

A partir daí, o jogo ficou truncado. As duas seleções preferiram se arriscar pouco até o fim do tempo normal, e aconteceram muito mais faltas que chances de gol. Na prorrogação, o cansaço impediu a criação de grandes jogadas.

Nos pênaltis, Mali foi perfeito, convertendo as três cobranças que fez. Já a equipe anfitriã começou acertando, com Tshabalala, mas os erros de Furman, Mahlangu e Majoro na sequência causaram a eliminação.

EFE   
Compartilhar
Publicidade