PUBLICIDADE

Ainda líder, Grêmio luta muito mas não vai além de empate com Newell's

13 mar 2014 - 23h11
(atualizado às 23h14)
Compartilhar

O Grêmio até que tentou, mas não foi além de empate em casa com o Newell's Old Boys em 0 a 0, nesta quinta-feira, em jogo que fechou a terceira rodada do grupo 6 da Taça Libertadores, que tem o time brasileiro como primeiro colocado.

Diante de grande público, 43.628 pessoas no total, os dois favoritos no "grupo da morte" da competição fizeram confronto muito truncado. A equipe argentina foi melhor no primeiro tempo, mantendo a posse de bola, e marcando forte a saída de bola do Tricolor.

Na etapa complementar, as mudanças do técnico Enderson Moreira melhoraram o rendimento do time, e por pouco o gol não saiu. O lateral direito Pará chegou a acertar chute no travessão, aos 36 minutos.

O tropeço não tirou o Grêmio da liderança isolada da chave, agora com 7 pontos. O Newell's recuperou a segunda colocação com quatro, superando o Nacional de Medellín pelos critérios de desempate.

Os dois rivais de hoje voltarão a se enfrentar na próxima quarta-feira, no estádio Marcelo Bielsa, em Rosário, pela quarta rodada da chave. Na véspera, o Nacional uruguaio receberá o Nacional de Medellín, no Estádio Centenário, em Montevidéu.

Hoje, com a divulgação da escalação, o técnico Enderson Moreira desfez mistério sobre a formação do setor de meio de campo, escalando o volante Edinho ao invés do Dudu, que deixaria o Tricolor mais ofensivo.

No Newell's, a grande novidade foi a presença do jovem atacante Ezequiel Ponce. O jovem de 16 anos ganhou disputa com o veterano franco-argentino David Trezeguet, pelo lugar do contundido Fabián Muñoz.

Desde o apito inicial, o Grêmio mostrou que tentaria se impor pela técnica. Aos 5 minutos, por pouco o gol não saiu, quando Luan deu passe para Zé Roberto, que acabou tendo que dividir com o goleiro Guzmán, que levou a melhor, jogando para escanteio.

A primeira boa ação ofensiva do time visitante aconteceu aos 20 minutos do primeiro tempo, quando Ponce recebeu na área com liberdade e emendou de bate-pronto. A bola, no entanto, saiu à direita do gol defendido por Marcelo Grohe.

Aos poucos, o Newell's passou a dominar o jogo, mantendo a posse de bola no campo de defesa do Grêmio. A equipe argentina voltou a ter boa chance aos 29, em contra-ataque veloz, que resultou em oportunidade para Maxi Rodríguez, que de dentro da área, finalizou com força, mas também errou o gol.

Os dois sustos fizeram o time da casa aumentar a marcação e ficar cada vez mais distante de conseguir agredir o rival. Pelo menos, até o fim do primeiro tempo, o Grêmio conseguiu segurar os visitantes, que não finalizaram mais.

Na etapa complementar o jogo demorou a esquentar, até que aos 5 minutos, Luan recebeu bola na intermediária e disparou, enfileirando a zaga do Newell's. Quando esbarrou na muralha feita pela zaga 'leprosa', o atacante serviu Riveros, que tentou chutar de fora da área, mas acabou travado.

Com time tendo apenas lampejos e dificuldade para armar jogadas, Enderson Moreira resolveu colocar Dudu no lugar de Riveros. Logo em sua primeira jogada, aos 16 minutos, o meia roubou bola na intermediária e finalizou para boa defesa de Guzmán. Em seguida foi a vez de Zé Roberto dar cabeçada perigosa que acabou indo para fora.

Aos 22, foi a vez de Alan Ruiz entrar na vaga do veterano camisa 10 gremista. As alterações empurraram o time da casa para o ataque. Por pouco, aos 27, quando Dudu disparou pela esquerda e cruzou para o meio da área, onde Werley se esticou, mas não conseguiu resvalar na bola.

Aos 31, depois que o técnico Alfredo Berti já havia colocado Orbán e Trezeguet nos lugares de Banega e Ponce, respectivamente, o comandante do Grêmio fez a última mudança, colocando o uruguaio Maxi Rodríguez no lugar de Luan, deixando o jogo com dois atletas xarás, já que o Newell's conta com veterano atacante de mesmo nome.

A pressão tricolor teve seu ápice nos 11 minutos finais da partida. Primeiro Barcos recebeu solitário na área, mas isolou. Depois, aos 36, após bate e rebate na área, Pará pegou a sobra na entrada da área e soltou uma bomba, que fez a bola tremer o travessão da Arena.

Na última boa chance do jogo, aos 45, o gremista Maxi Rodríguez se livrou da marcação de dois adversários e finalizou bem, mas a bola caprichosamente saiu à esquerda de Guzmán.

Ficha técnica.

Grêmio: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho, Ramiro, Riveros (Dudu) e Zé Roberto (Ruiz); Luan (Maxi Rodríguez) e Barcos. Técnico: Enderson Moreira.

Newell's Old Boys: Guzmán; Cáceres, López, Heinze e Casco; Banega (Orzán), Villalba e Bernardi (Castro); Maxi Rodríguez, Ponce (Trezeguet) e Figueroa. Técnico: Alfredo Berti.

Árbitro: Carlos Amarilla (Paraguai), auxiliado pelos compatriotas Carlos Caceres e Dario Gaona.

Cartões amarelos: Wendell e Ruiz (Grêmio); López e Casco (Newell's Old Boys)

Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

EFE   
Compartilhar
Publicidade