PUBLICIDADE

Alemanha visita França e tenta quebrar antigo jejum

5 fev 2013 - 14h22
(atualizado às 14h25)
Compartilhar

Em confronto de campeãs mundiais, a seleção da Alemanha irá nesta quarta-feira até o Stade de France, na cidade de Saint-Denis, tentando quebrar um jejum de 26 anos sem vencer a França.

A partida é apenas um amistoso faz parte da comemoração dos 50 anos do tratado de amizade entre os países após a Segunda Guerra Mundial, mas é mais uma chance de a equipe do técnico Joachim Löw derrubar esse tabu.

Na última vitória alemã sobre os 'Bleus', o país ainda estava dividido. Em agosto de 1987, também em amistoso, disputado em Berlim, a Alemanha Ocidental (da qual a Alemanha unificada herdou os resultados no futebol) venceu por 2 a 1.

De lá para cá, foram seis confrontos, com cinco triunfos dos franceses e um empate. O último duelo aconteceu em fevereiro de 2012, em Bremen, e os donos da casa caíram por 2 a 1. No total, a França também leva a melhor, com 11 vitórias e sete derrotas em 24 jogos.

Para quebrar esse jejum, os alemães precisarão superar a fase irregular iniciada com a eliminação nas semifinais da Eurocopa de 2012 para a Itália.

De lá para cá, a equipe de Löw até venceu alguns jogos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, mas foi derrotada para a Argentina e empatou em 0 a 0 com a Holanda e em 4 a 4 com a Suécia, depois de estar vencendo por 4 a 0.

Os resultados geraram desconfiança, e o duelo com a França é considerado chave para o futuro da seleção alemã, que, para piorar, sofreu baixas importantes no último fim de semana.

Até então, o único desfalque era o zagueiro e lateral Holger Badstuber. No entanto, o lateral-esquerdo Marcel Schmelzer, os meio-campistas Bastian Schweinsteiger Mario Götze e Marco Reus e o atacante Miroslav Klose sofreram problemas físicos e também não estarão disponíveis.

Para as duas equipes, o amistoso representa também o último teste antes das rodadas de março das Eliminatórias. A Alemanha está mais tranquila e lidera seu grupo, enquanto a França divide a ponta de sua chave com a Espanha, contra a qual jogará em no dia 26 desse mês.

O momento dos 'Bleus' é bem diferente do vivido pelo adversário. O empate com a 'Fúria' em Madri, em outubro do ano passado, e a vitória sobre a Itália em Parma no mês seguinte elevou o moral dos comandados de Didier Deschamps, que ainda não perdeu nas seis partidas em que treinou a seleção.

Deschamps, que substituiu Laurent Blanc após a queda nas quartas de final da Eurocopa, também terá alguns desfalques no Stade de France. O mais destacado é o jovem zagueiro Raphael Varane, do Real Madrid, machucado.

Prováveis escalações:.

França: Lloris; Sagna, Sakho, Rami e Evra; Matuidi, Sissoko, Valbuena, Menez e Ribéry; Benzema. Técnico: Didier Deschamps.

Alemanha: Adler; Lahm, Mertesacker, Hummels e Westermann; Khedira, Kroos, Müller e Özil; Podolski e Gómez. Técnico: Joachim Löw. EFE

Árbitro: Paolo Mazzoleni (Itália)

Stade de France, em Saint-Denis.

EFE   
Compartilhar
Publicidade