PUBLICIDADE

Ameaçada de extinção, raposa-colorada é a mascote da Copa América deste ano

9 jun 2015 - 18h26
Compartilhar
Exibir comentários

A raposa-colorada Zincha, espécie ameaçada de extinção na América do Sul, foi escolhida para ser mascote da edição 2015 da Copa América, que será disputada no Chile, um dos países onde o animal tem seu habitat natural.

O nome escolhido pelo público para batizar a mascote é uma mistura das palavras 'zorro' (raposa, em espanhol) e 'hincha' (torcedor, na língua nativa). A votação foi feita por mensagens de texto de aparelhos celulares e mobilizou os chilenos.

Amarelo e laranja, a mascote tem um braço azul e uma perna vermelha, para fazer referência à bandeira do país-sede da competição continental.

A raposa-colorada, chamada localmente de 'zorro culpeo', é uma espécie em risco de extinção, que habita desde a Colômbia até a Terra do Fogo, região mais ao sul do Chile.

Zincha começou a trabalhar antes mesmo do início da Copa América, viajando com a seleção 'roja' nos últimos amistosos realizados antes do torneio.

Muitas personalidades foram presentadas nos últimos meses com um boneco de pelúcia do mascote, entre elas o papa Francisco, que recebeu o exemplar das mãos do presidente da federação chilena, Sergio Jadue, em audiência realizada no Vaticano, em abril.

Outro símbolo desta Copa América será a bola oficial desenvolvida especialmente para a competição, a 'Cachaña', que é uma palavra chilena de origem quíchua que significa drible, muito utilizada nos subúrbios do país.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade