PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Americano é vítima de racismo em jogo da Copa da Holanda

29 jan 2013 - 20h22
(atualizado às 20h53)
Compartilhar
Exibir comentários

O AZ Alkmaar goleou fora de casa o Den Bosch, da segunda divisão, por 5 a 0, nesta terça-feira, e se classificou para as semifinais da Copa da Holanda. A partida, porém, foi manchada por mais um caso de racismo: o atacante americano Jozy Altidore foi vítima de cânticos racistas por parte da torcida anfitriã, e o jogo quase foi interrompido.

Altidore é atacante do AZ e da seleção dos Estados Unidos (foto de arquivo)
Altidore é atacante do AZ e da seleção dos Estados Unidos (foto de arquivo)
Foto: Getty Images

O árbitro da partida cogitou paralisar a partida no primeiro tempo por conta dos gritos da torcida. Altidore, porém, pediu para que a bola continuasse rolando. Por meio do Twitter, o AZ classificou que a torcida do Den Bosch proferia "sons de selva" direcionados a Altidore. "É terrivelmente triste para nós, envolvidos no futebol e amantes do jogo, que isso possa ocorrer na Holanda. Você ouve isso e se pergunta o que diabos está acontecendo", criticou Earnie Stewart, diretor do AZ.

A partida, porém, foi paralisada na etapa final, depois que torcedores atiraram bolas de neve em um dos árbitros auxiliares. Apesar dos problemas, o AZ teve uma vitória tranquila, com gols do sueco Viktor Elm, Johann Berg Gudmundsson, Adam Maher (duas vezes) e do próprio Altidore, que deixou sua marca cobrando pênalti.

O AZ segue em busca do quarto título da competição, conquistada pelo clube pela última vez em 1981. Na quarta ocorrerão os outros três jogos das quartas de final, com destaque para o duelo entre o PSV Eindhoven, atual campeão, e o Feyenoord.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade