1 evento ao vivo

Antes da premiação da Fifa, Neuer é eleito o melhor goleiro de 2014

8 jan 2015
15h20

Com o sonho de ser eleito o melhor jogador do mundo na próxima segunda-feira, Manuel Neuer ganhou o prêmio de melhor goleiro de 2014 pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol). Thibaut Courtois e Keylor Navas completaram o pódio. Nenhum brasileiro entrou na lista dos 10 melhores arqueiros da temporada passada.

Neuer também ganhou a premiação em 2013, quebrando a hegemonia de cinco anos do espanhol Iker Casillas. O alemão fez uma grande temporada no ano passado, ficando com o título da Copa do Mundo pela seleção e a conquista do Campeonato Alemão pelo Bayern de Munique. A votação foi realizada entre especialistas de 60 países diferentes elegeu o alemão com 216 pontos, mais que o dobro de Courtois, segundo colocado, com 96 pontos e mais que o quádruplo de Navas, terceiro colocado, com 46 pontos.

Aos 28 anos, o arqueiro foi uma das sensações do Mundial de 2014. Além de fazer grandes defesas, ele atuou como um líbero na defesa da Alemanha, impressionando a todos com suas boas intervenções fora da área. Após a Copa, o camisa 1 mostrou uma evolução ainda maior. Em 17 jogos pelo Campeonato Alemão, ele sofreu apenas quatro gols, deixando o Bayern na liderança da competição depois do primeiro turno.

Com todos esses feitos, ele foi credenciado a disputar com Cristiano Ronaldo e Lionel Messi o prêmio de melhor jogador da temporada passada concedido pela Fifa e a revista France Football.

Abaixo, confira a lista dos 10 melhores goleiros de 2014 pela IFFHS:

1) Manuel Neuer (Bayern de Munique e Alemanha) - 216 pontos
2) Thibaut Courtois (Atlético de Madrid/Chelsea e Bélgica) - 96
3) Keylor Navas (Levante/Real Madrid e Costa Rica) - 46
4) Gianluigi Buffon (Juventus e Itália) - 26
5) Claudio Bravo (Real Socieda e Chile) - 16
6) Sergio Romero (Monaco/Sampdoria e Argentina) - 14
7) Guillermo Ochoa (Ajaccio/Málaga e México) - 13
8) Petr Cech (Chelsea e República Tcheca) - 4
9) Hugo Lloris (Tottenham e França) - 2
9) Vincent Enyema (Lille e Nigéria) - 2

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
publicidade