PUBLICIDADE

Aos 54 anos, ex-primeiro-ministro jogará por time da 2ª divisão búlgara

20 ago 2013 - 12h52
Compartilhar

O ex-primeiro-ministro búlgaro Boiko Borisov assinou um contrato com a equipe Vitosha Bistritsa, da segunda divisão do país, e se tornou o jogador profissional mais velho do futebol local, com 54 anos.

Borisov, que deixou o poder em fevereiro pela onda de protestos populares contra seu Governo de centro-direita, é conhecido por gostar de esportes. Além de futebol, ele caratê e tênis, de acordo com a imprensa búlgara.

O político já jogou algumas vezes como atacante há alguns anos pelo Vitosha, que subiu para a segunda divisão na atual temporada. O clube de Sófia ficou em segundo lugar em seu grupo na terceira divisão, que não dá acesso direto, mas foi beneficiada pela desistência de alguns concorrentes.

Borisov foi aprovado nos primeiros exames médicos, mas terá que passar por outros antes de jogar, já que em fevereiro foi hospitalizado por hipertensão.

Justamente em fevereiro, milhares de pessoas foram às ruas para protestar contra a precariedade e a alta do preço da energia em pleno inverno, o que derrubou o Governo.

A maior conquista da história do Vitosha foi a Copa da Liga Amadora, em maio de 2012. Na ocasião, Borisov deu o passe para o gol da vitória sobre o Dve Mogili por 2 a 1.

Em 2011, o ex-primeiro-ministro foi eleito o melhor jogador do país em uma pesquisa com torcedores, superando o atacante Dimitar Berbatov, então no Manchester United. Borisov não aceitou o resultado porque o viu como um protesto pelo baixo nível dos atletas e do Campeonato Búlgaro.

Ex-bombeiro e ex-policial, o polêmico Borisov, apelidado de Batman, foi guarda-costas do rei Simeão II e do antigo ditador comunista Todor Zhivkov, assim como prefeito de Sófia, entre 2005 e 2009, ano em que foi eleito primeiro-ministro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade