3 eventos ao vivo

Após atingir "objetivos possíveis", Sálvio Spinola confirma aposentadoria

20 nov 2011
15h27
atualizado às 16h05

O árbitro Sálvio Spinola Fagundes Filho confirmou, em nota oficial, a aposentadoria dos campos. Spinola, que em 2012 não faria mais parte do quadro da Fifa, pois não teria mais idade para participar de competições internacionais, disse que a decisão foi tomada em conjunto com a família, entendendo que já conquistou todos os objetivos possíveis na profissão.

Após ter apitado 895 jogos profissionais, o juiz ainda esclareceu que nunca foi pedido a ele nada pela Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). De acordo com Spinola, a ele era apenas exigido o "cumprimento das regras".

Nesta segunda, Sálvio Spinola participará da abertura do XVIII curso do Sindicato de treinadores de futebol profissional do Estado de São Paulo. O evento está marcado para acontecer na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF), a partir das 18h (de Brasília).

Veja o comunicado de Sálvio Spinola na íntegra:

"Diante do que foi noticiado pela imprensa, eu, Sálvio Spinola Fagundes Filho venho a público fazer alguns esclarecimentos sobre o término da minha carreira na arbitragem.

Sálvio Spínola anunciou aposentadoria e divulgou carta
Sálvio Spínola anunciou aposentadoria e divulgou carta
Foto: AP

Fui comunicado pela Comissão de Arbitragem da CBF, que no ano de 2012 não farei mais parte do quadro da FIFA, por não ter idade para participar de futuras competições internacionais. Procedimento já adotado em anos anteriores com outros árbitros do quadro da FIFA. No ano de 2010, já havia sido comunicado, pela Comissão de Arbitragem, dessa intenção.

A Comissão de Arbitragem propôs que eu continuasse atuando nos dois anos restantes da minha carreira, sem a condição de Árbitro FIFA, por estar atuando em alto nível e em excelente forma física.

Sempre tive uma conversa franca e leal com a Comissão de Arbitragem sobre os rumos da minha carreira.

Esclareço também que não é verdade que eu tenha recebido qualquer tipo pedido por parte da Comissão de Arbitragem. Nunca tive conversas neste nível, somente a exigência do cumprimento das regras.

Estive trabalhando normalmente neste Campeonato Brasileiro. Nas últimas duas rodadas não participei dos sorteios porque cumpri escala da FIFA em partida das Eliminatórias da Copa, Colômbia X Argentina. Na rodada 33 trabalhei no jogo Atlético PR X Atlético GO.

A decisão por encerrar a carreira foi em conjunto com minha FAMÍLIA, por entendermos que já atingi os objetivos possíveis, representando a arbitragem brasileira em vários jogos e competições internacionais.

Após ter apitado 895 jogos profissionais, 43 jogos entre seleções, representando a FIFA, a CONMEBOL, a CBF e a FPF em 21 anos de dedicação a arbitragem, agradeço a todos os profissionais envolvidos neste esporte tão apaixonante como é o FUTEBOL.

São Paulo, 19 de novembro de 2011.

Sálvio Spinola Fagundes Filho".

Fonte: Gazeta Esportiva

compartilhe

publicidade
publicidade