PUBLICIDADE

Após casos de doping, seleção mexicana retira carne do menu do Pan

19 out 2011 - 10h26
(atualizado às 10h35)
Compartilhar

Preocupados com a possível contaminação de jogadores com a substância clembuterol, os médicos da seleção mexicana de futebol tomaram uma atitude drástica: nenhum atleta que vai disputar os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara tem ingerido carne. As informações são do site local Azteca Deportes.

Veja todos os resultados do Pan
Confira o quadro de medalhas
Assista aos vídeos do Pan de Guadalajara
De famosos a anônimos, confira 519 atletas brasileiros no Pan de Guadalajara

Segundo Luis Fernando Tena, técnico da equipe que estreia na competição às 23h (de Brasília) desta quarta-feira diante do Equador, na dieta dos jogadores a proteína está sendo buscada em outros alimentos como peixe e frango.

Devido à contaminação da carne mexicana, 109 dos 208 exames antidoping feitos durante a Mundial de futebol Sub-17 - organizado pelo país entre junho e julho deste ano - detectaram a presença de clembuterol. Testes de atletas de 19 dos 24 times que participaram do evento deram resultado positivo. A substância é utilizada frequentemente na engorda de animais antes do abate; em seres humanos, é usada para o tratamento de problemas respiratórios.

Na última quarta-feira, a Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) anunciou o arquivamento de outros cinco casos de doping por clembuterol envolvendo jogadores mexicanos. Seus exames foram feitos durante a preparação da seleção tricolor para a Copa Ouro, disputada em junho. Portanto, eles não receberão qualquer tipo de punição.

O problema de saúde pública no México preocupou os organizadores dos Jogos de Guadalajara, que fizeram uma minuciosa seleção na carne oferecida para os atletas no refeitório da Vila Pan-Americana. Presidente da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), Mario Vázquez Raña chegou até a tratar o assunto com bom humor, dizendo na semana passada que havia experimentado e aprovado o alimento.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmite simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina realiza a mais completa cobertura da competição que acontece de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a reação dos atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade. Nas redes sociais, você acompanha a cobertura dos Jogos na fanpage do Terra, e confere os bastidores em tempo real no Facebook e no Twitter.

Acesse também a cobertura em:

http://m.terra.com.br/guadalajara2011

http://tablet.terra.com.br/guadalajara2011

http://wap.terra.com.br/pan2011/

http://www.facebook.com/TerraBrasil

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade