PUBLICIDADE

Campeonato Argentino

Após problemas com álcool, argentino Ortega se aposenta aos 38 anos

30 nov 2012 - 23h25
(atualizado às 23h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Ariel Ortega anunciou nesta quarta-feira sua aposentadoria do futebol aos 38 anos. "El Burrito", como ficou conhecido, revelou em 2008 ter problemas com álcool, o que prejudicou sua carreira e a permanência no River Plate, em sua última passagem em 2011. Atualmente, atuava no Defensores de Belgrano, da terceira divisão argentina. 

Revelado nas categorias de base milionárias, o habilidoso meia despontou para o futebol em 1991 pelos dribles rápidos e passes precisos. Camisa 10 clássico, foi um dos craques da conquista da Libertadores de 1996 e começou a ganhar espaço na seleção argentina. Ortega disputou sua primeira Copa do Mundo em 94, aos 19 anos, e foi medalhista de prata nas Olimpíadas de Atlanta.

Reconhecido como craque, jogou na Europa em equipe como Valencia, Sampdoria e Parma. Para deixar a Sampdoria, foi comprado por cerca de 9 milhões de euros (R$ 22,5 milhões) pela Parma. 

Na argentina, conquistou seis títulos nacionais pelo River Plate, clube no qual tem status de ídolo, além de defender Independiente Rivadavia, All Boys e Defensore de Belgrano. Em sua última passagem pelo Monumental de Nunez, revelou ter enfrentado o alcoolismo. O mau desempenho e desavenças com o treinador Juan José López o fizeram deixar a equipe.

A ideia inicial do meia não era abandonar o futebol, mas as propostas que recebeu para seguir jogando não o seduziram. Com o fechamento do mercado na argentina, nesta quinta, o jogador decidiu pendurar a chuteiras.

Há pouco mais de um mês, Ortega participou de um jogo de despedida, mesmo antes de anunciar oficialmente a aposentadoria. A partida festiva, no estádio Bicentenario de San Juan, contou com a participação de grandes jogadores do River Plate, incluindo Fernando Cavenaghi e Alejandro "El Chori" Dominguez, que colocaram o clube de volta na elite do futebol argentino, além Sergio Goycochea e Enzo Francescoli, argentino considerado o maior craque da história do clube.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade