PUBLICIDADE

Após vexame na Copa, Xavi anuncia aposentadoria da seleção espanhola

5 ago 2014 - 08h53
(atualizado às 08h54)
Compartilhar

Um dos maiores nomes da história do futebol espanhol, o meio-campista Xavi Hernández anunciou nesta terça-feira que não defenderá mais a seleção espanhola. Aos 34 anos, o jogador do Barcelona afirmou ter sentido que era o momento certo de parar.

"Vou deixar a seleção espanhola. Ali, minha etapa chegou ao fim. Agradeço a todos na Federação, foi uma etapa maravilhosa ter jogador lá por tantos anos e ter conseguido tantos êxitos. Estou orgulhoso do que fiz e desejo tudo de bom para meus colegas. Agora, sou um torcedor", declarou o meia.

Na Roja, Xavi acumula 133 partidas e 13 gols, acumulados ao longo de 14 anos a serviço da equipe. No mesmo ano, conseguiu seu primeiro grande feito com a Espanha: Ajudou a equipe a levar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney.

Um ano antes, ao lado de pilares da geração mais vitoriosa da Espanha, conquistou a Copa do Mundo Sub-20. A melhor fase do meia na equipe, entretanto, foi entre 2008 e 2012. No período, ajudou a Roja a conquistar duas Eurocopas e a vencer pela primeira vez na história uma Copa do Mundo, a de 2010, na África do Sul.

Neste ano, Xavi esteve no elenco espanhol que surpreendeu o mundo ao se despedir precocemente da competição, ainda na primeira fase. O último jogo do meia pela Espanha foi na goleada sofrida de 5 a 1 para a Espanha, logo na estreia. Depois disso, o veterano foi para o banco de reservas e não entrou em campo nas demais partidas.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade