PUBLICIDADE

Após vitória em clássico, Ajax quer manter vivo sonho do título no Holandês

5 mar 2015 - 16h20
(atualizado às 16h20)
Compartilhar
Exibir comentários

Empolgado pela vitória sobre o PSV Eindhoven na última rodada, o Ajax quer manter a sequência positiva no Campeonato Holandês neste fim de semana frente ao Excelsior, tentando uma espécie de sobrevida na briga pelo título da competição, liderada de forma isolada pelo rival.

Com o triunfo por 3 a 1 no dérbi do último domingo, a equipe do técnico Frank de Boer foi aos 54 pontos na classificação. Ainda assim, a distância para o PSV é de 11 pontos, faltando apenas nove jogos - ou 27 pontos - até o fim do torneio.

O adversário de domingo na Amsterdam Arena será o Excelsior, que ocupa apenas a 13ª posição na tabela, três acima da zona de rebaixamento. Para confronto mais do que decisivo para as pretensões da equipe em conquistar o inédito pentacampeonato holandês, De Boer recebeu boas notícias durante a semana.

O meia Lasse Schöne, autor de um dos gols da vitória no clássico, renovou o contrato com o clube por mais dois anos. Já o atacante Arek Milik, que sentiu a parte posterior da coxa esquerda contra o PSV, passou por exames, não preocupa e será relacionado para o duelo frente ao Excelsior.

O Ajax entrará em campo já sabendo do resultado do rival. O PSV viaja no sábado para enfrentar o Go Ahead Eagles, que também briga contra o rebaixamento. A equipe é a primeira fora da zona da degola, na 15ª posição, e pode ser ultrapassada caso seja derrotada pelo líder e o Heerenveen vença o ADO Den Haag na rodada.

Apesar da derrota para o rival, o técnico Phillip Cocu gostou do desempenho de seu time no dérbi. Tanto que considerou o empate como o resultado mais adequado para a partida, se mostrando confiante na recuperação frente ao Go Ahead Eagles.

Nos últimos dias, contudo, o treinador acabou ganhando uma dor de cabeça para o futuro. A imprensa inglesa afirma que o artilheiro da equipe no Holandês com 15 gols, Memphis Dempay, está na mira do Manchester United e do Tottenham para a próxima temporada.

Os 'Spurs' já até tentaram tirar Dempay do PSV durante a janela de transferências de inverno, encerrada no fim de janeiro. Segundo o atual gerente-geral de futebol do clube, Toon Gerbrands, a oferta pelo jogador teria sido de 20 milhões de euros (R$ 68 milhões).

No caso dos 'Diabos Vermelhos', Dempay seria uma indicação pessoal do técnico Louis van Gaal, que convocou o atleta para a seleção da Holanda que disputou a Copa do Mundo de 2014. O meia-atacante, inclusive, marcou contra a Austrália e o Chile.

Outras duas equipes fazem uma briga bem mais disputada pela terceira posição. Depois de só empatar por 1 a 1 contra o Utrecht, o Feyenoord foi ultrapassado pelo AZ Alkmaar, que venceu o Willem II por 2 a 0, abrindo dois pontos de vantagem na tabela.

Envolvido na polêmica do episódio racista na partida contra a Roma, quando também acabou derrotado por 2 a 1 e eliminado da Liga Europa, o Feyenoord ainda ganhou um novo problema durante a semana. O técnico Fred Rutten anunciou que deixará o comando no time na próxima temporada.

"Minhas visões diferem das da direção do clube sobre como atingir objetivos mais altos com o Feyenoord", disse o treinador em comunicado divulgado pelo clube.

A equipe, no entanto, tem um compromisso fácil na rodada. Recebe no sábado o NAC Breda, vice-lanterna da competição. Já o AZ viaja para enfrentar o Utrecht, carrasco do Feyenoord na última rodada.

Programação da 26ª rodada do Campeonato Holandês:.

Sexta-feira.

Willem II - Twente.

Sábado.

Go Ahead Eagles - PSV Eindhoven.

ADO Den Haag - Heerenveen.

Heracles - Vitesse.

Zwolle - Cambuur.

Domingo.

Groningen - Dordrecht.

Ajax - Excelsior.

Feyenoord - NAC Breda.

Utrecht - AZ Alkmaar.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade