PUBLICIDADE

Árbitro que expulsou Garrincha na Copa de 1962 morre no México

23 jul 2013 - 14h34
(atualizado às 15h50)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Yamasaki morreu aos 84 anos</p>
Yamasaki morreu aos 84 anos
Foto: AFP

Árbitro que expulsou Garrincha na semifinal da Copa do Mundo de 1962, o mexicano Arturo Yamasaki morreu aos 84 anos, informou nesta terça-feira a Federação Mexicana de Futebol por meio de comunicado.

Yamasaki excluiu do jogo o ponta brasileiro aos 38min do segundo tempo, quando a Seleção já vencia por 4 a 2. Garrincha havia aberto o caminho para aquela vitória, com os dois primeiros gols do jogo.

O camisa 7 foi punido por Yamasaki por ter agredido Eladio Rojas, da seleção chilena. O julgamento posterior, recheado de polêmica, acabou com a anulação do caso, devido ao desaparecimento do auxiliar uruguaio Esteban Marino, única testemunha da agressão. Assim, Garrincha foi liberado para a final contra a Checoslováquia.

Além do jogo da Copa de 1962, o mexicano também apitou o chamado por muitos de "jogo do século": a semifinal do Mundial de 1970, que teve vitória por 4 a 3 da Itália sobre a Alemanha na prorrogação.

Nascido em 1929 no Peru, Yamasaki se radicou no México em 1968, e naturalizando-se pouco depois. A Federação Mexicana lamentou a morte do ex-árbitro, que chegou a atuar na entidade, como instrutor e presidente da comissão de arbitragem.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade