PUBLICIDADE

Argentina usa futebol para fazer frente a programas de investigação na TV

22 mai 2013 - 13h46
Compartilhar

A partida entre Newell's Old Boys, líder do Torneio Final do Campeonato Argentino, e o Boca Juniors, será disputada às 21h30 (local, mesmo de Brasília) do próximo domingo, como ficou definido para atender à televisão pública e concorrer com um programa de investigações de um canal privado opositor ao Governo.

O Boca chegou a pedir que o duelo fosse disputado no começo da tarde, mas a Associação do Futebol Argentino (AFA) ratificou a decisão do horário a pedido de quem tem o controle dos direitos de televisão, no caso, o Estado.

Fontes oficiais admitiram que a programação e a transmissão televisiva de partidas que envolvam Boca Juniors ou River Plate, as equipes mais populares do país, foi atrasada aos domingos para competir com o programa do canal 13 apresentado pelo jornalista Jorge Lanata. Nele, são investigados casos de suposta corrupção vinculados a funcionários do Governo.

A respeito, o vice-governador da província de Buenos Aires, Gabriel Mariotto, disse que é "honesto" que o canal público concorra com os programas que têm altos registros de audiência e que para isso "tem um bom produto" como o futebol.

O secretário-executivo da AFA, Alejandro Marón, presidente do Lanús, afirmou que o horário das 21h30 de domingo não terá apenas jogos de Boca ou Rive, mas lembrou que não é a entidade quem controla a programação.

Lanata denunciou casos de suposta lavagem de dinheiro vinculados ao ex-presidente Néstor Kirchner e a funcionários do Governo argentino, alguns dos quais são investigados pela justiça.

EFE   
Compartilhar
Publicidade