PUBLICIDADE

Atlético-MG, Cruzeiro e São Paulo devem ser denunciados pelo STJD

14 out 2013 - 12h35
(atualizado às 12h49)
Compartilhar

Atlético-MG, Cruzeiro e São Paulo podem se complicar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A procuradoria do Tribunal aguarda as imagens das cenas de violências protagonizadas nos clássicos de Minas Gerais e São Paulo, respectivamente, realizados no último domingo para formalizar denúncias contra os três clubes, o que acontecerá nos próximos dias, assim como destacou o procurador-geral Paulo Schmitt. As súmulas dos jogos também serão utilizadas.

No clássico mineiro, duas facções rivais do Cruzeiro brigaram entre si antes de a bola rolar no Mineirão e atleticanos foram atingidos por duas bombas, o que também poderá gerar problemas ao Atlético, o mandante do clássico. Segundo o § 2º do artigo 231 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), "caso a desordem, invasão ou lançamento de objeto seja feito pela torcida da entidade adversária, tanto a entidade mandante como a entidade adversária serão puníveis, mas somente quando comprovado que também contribuíram para o fato".

Por conta das situações vistas no Mineirão, Cruzeiro e Atlético podem receber multas de R$ 100 a R$ 100 mil e perderem de um a dez mandos de campo. No caso do Galo, a provável punição tende a ser menor. "Quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, provas ou equivalentes, quando participante da competição oficial", diz o § 1º do artigo 213.

Já o São Paulo está em situação semelhante à do Cruzeiro, com o risco de uma punição pesada, já que houve confronto de parte da sua torcida com a Polícia Militar e o Tricolor foi o mandante do clássico. O Tricolor deverá ser denunciado pelo mesmo artigo.

– Estamos aguardando as imagens. A tendência é que as denúncias aconteçam nessa semana, nos próximos dias – disse Paulo Schmitt, que está na China para acompanhar o amistoso da Seleção Brasileira desta terça contra a Zâmbia, ao LANCE!Net.

Vasco e Corinthians ainda cumprem punições – perda de mandos de campos – impostas pelo STJD e o Atlético-PR, por uma briga na sua torcida durante o último Atletiba, também corre o risco de seguir o mesmo caminho.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade