1 evento ao vivo

Barça fica a uma vitória de recorde, e Valencia se aproxima da 'Champions'

26 mai 2013
19h28
atualizado às 19h31

O Barcelona somou a quarta vitória seguida no Campeonato Espanhol neste domingo ao bater o Espanyol por 2 a 0 no clássico disputado no estádio Cornellá El Prat e ficou a um novo triunfo de igualar o recorde de pontos da competição, enquanto o Valencia deu mais um passo rumo à Liga dos Campeões.

Dono do título desde o último dia 11, o Barça agora persegue a marca de 100 pontos obtida pelo Real Madrid na última temporada. Para alcançar o objetivo, precisará bater o Málaga, que já não tem grandes pretensões na competição, no estádio Camp Nou no próximo sábado.

O Valencia, por sua vez, tem dois pontos de frente para a Real Sociedad na disputa por um lugar na 'Champions', uma das únicas ainda abertas no Espanhol. A outra é contra o rebaixamento, que tem quatro times lutando por apenas uma vaga na elite.

O Barcelona manteve o sonho dos "três dígitos" ao levar a melhor no clássico da Catalunha. Sem Messi, os gols do time de Tito Vilanova foram marcados por Alexis Sánchez, aos 14 minutos do primeiro tempo, e Pedro, aos 40 da segunda etapa.

Vice-campeão, o Real Madrid, com o lateral Marcelo como capitão, fez um jogo de seis gols com a Real Sociedad em San Sebastián. Os visitantes abriram 2 a 0, com gols de Higuaín e Callejón, mas sofreu o empate, graças a Prieto e Griezmann.

Faltando pouco mais de dez minutos para o apito final, Khedira recolocou o Real à frente, mas Prieto voltou a balançar a rede nos acréscimos, aos 48, e igualou.

O empate manteve o time anfitrião com chances de se classificar para a próxima Liga dos Campeões, mas o time precisará vencer o Deportivo La Coruña fora de casa no próximo sábado e ainda torcer por pelo menos um empate do Valencia, que visitará o Sevilla.

A equipe dos brasileiros Diego Alves e Jonas abriu dois pontos de frente (65 a 63) para a Real Sociedad ao bater o Granada por 1 a 0 no estádio Mestalla. O único gol da partida foi marcado por Soldado.

A Liga Europa terá Real Sociedad ou Valencia, Málaga, que hoje bateu o La Coruña, e Betis ou Rayo Vallecano, que na última rodada precisará derrotar o Athletic Bilbao em Madri e ainda torcer por um revés da equipe de Sevilha, que enfrentará o Levante.

Já a luta contra o rebaixamento ficou restrita aos quatro últimos colocados, todos ainda com chance de escapar. O Osasuna se garantiu na elite vencendo o Sevilla por 2 a 1 de virada e abrindo quatro pontos para a zona perigosa.

Assim, estão na briga pela sobrevivência La Coruña (35 pontos), Celta de Vigo (34), Zaragoza (34) e Mallorca (33). O Deportivo poderia ter escapado, mas perdeu por 3 a 1 para o Málaga, que contou com um gol de Júlio Baptista.

O campeão espanhol de 2000 só não se colocou entre os quatro últimos porque Zaragoza foi goleado pelo Betis por 4 a 0. O resultado também beneficiou o Celta, que mesmo fora de casa fez 2 a 0 no Valladolid, e o Mallorca, que corria o risco de já cair hoje, mas respirou ao empataram sem gols com o Atlético de Madrid.

Sem risco de rebaixamento, mas também sem chances de classificação para torneios continentais, o Athletic Bilbao se despediu do estádio San Mamés perdendo por 1 a 0 para o Levante. O local será demolido, e na próxima temporada a equipe atuará em uma nova casa, que está sendo construída próxima à atual.

EFE   

compartilhe

publicidade