PUBLICIDADE

Barcelona anuncia argentino Gerardo Martino como novo técnico

23 jul 2013 - 10h37
(atualizado às 11h10)
Compartilhar

O Barcelona anunciou nesta terça-feira a contratação do técnico argentino Gerardo Martino, ex-comandante do Newell's Old Boys, para substituir Tito Vilanova, que deixou o clube na semana passada, para realizar novo tratamento contra um câncer nas glândulas parótidas.

Em comunicado publicado no site do time catalão, a data da assinatura do contrato e da apresentação de 'Tata', como é conhecido, não foi divulgada. O acordo para a contratação foi fechado ontem, em uma reunião extraordinária.

Nascido na cidade de Rosário - a mesma que Lionel Messi -, em 1962, Martino foi jogador, tendo conquistado três títulos argentinos com o Newell's Old Boys. Em 1991, teve rápida passagem pelo futebol espanhol, jogando no Tenerife.

Sua carreira de técnico começou em 1998, no modesto Brown de Arrecifes. Depois passou por Platense, Instituto de Córdoba, Libertad, Cerro Porteño, Colón, novamente o Libertad, até chegar a seleção paraguaia, que comandou entre 2006 e 2011. Logo depois assumiu pela primeira vez na carreira o Newell's.

Este será o quarto técnico argentino da história do Barcelona. Helenio Herrera (1958 a 1660 e 1979 a 1981), Roque Olsen (1965 a 1967) e César Luis Menotti (1983 e 1984) foram os antecessores de Tata.

Inicialmente, dois membros da comissão técnica de Martino também acertaram com o Barcelona. O auxiliar técnico Jorge Pautasso e o preparador físico Elvio Paolorosso. As situações dos profissionais que ocupam estas funções no clube catalão, Jordi Roura e Aureli Altimira ainda não foram definidas.

A estreia de Martino no clube deve acontecer no sábado, em amistoso contra o Vaalerenga, em Oslo. Nesta quarta-feira, o Barça encarará o Bayern de Munique, na Alemanha, ainda sem o novo técnico.

EFE   
Compartilhar
Publicidade