PUBLICIDADE

Barcelona bate o Ahletic Bilbao com facilidade e ganha a Copa do Rei

30 mai 2015 - 19h11
(atualizado às 19h17)
Compartilhar
Exibir comentários

Campeão espanhol, o Barcelona conquistou a sua 27ª Copa do Rei neste sábado, em um Camp Nou dividido entre torcedores catalães e bascos. O time comandado por Luis Enrique teve facilidade para fazer 3 a 1 sobre o Athletic Bilbao, com dois gols de Lionel Messi (o primeiro, um golaço) e um de Neymar. Williams descontou.

O Barcelona é o maior campeão da Copa do Rei, título que não alcançava desde 2012. O segundo na lista de vitoriosos é o próprio Athletic Bilbao, que já levou o troféu 23 vezes, mas está em jejum desde 1984. O Real Madrid possui 19 conquistas no mata-mata espanhol.

A vitória deste fim de semana serve também para dar confiança ao Barcelona antes da decisão da Liga dos Campeões, em que buscará a tríplice coroa na temporada. No próximo sábado, em 6 de junho, o time catalão enfrentará a Juventus, da Itália, em Berlim.

O jogo - Fora de campo, não havia espaço para formalidades. Os separatistas bascos e catalães vaiaram bastante a execução do hino nacional espanhol quando Athletic Bilbao e Barcelona se perfilaram no gramado minutos antes de a partida começar.

Com a bola rolando, o Athletic Bilbao tentou também não respeitar o poderio do Barcelona. A equipe comandada por Ernesto Valverde esboçou uma pressão sobre os donos do Camp Nou, animada pelo grande apoio que recebia das arquibancadas.Não adiantou. Em pouco tempo, o Barcelona passou a comandar a partida, principalmente por causa de Messi. Aos nove minutos, o astro argentino fez um lançamento para Neymar completar para a rede. O gol foi anulado por impedimento (bastante duvidoso).

Mesmo que o placar continuasse igual, a jogada entre Messi e Neymar ajudou a animar ainda mais o Barça. Aos 20, a bola entrou de novo - e valeu. O argentino se livrou de três marcadores com um drible da vaca em Balenziaga para invadir a área pela direita, cortou também Laporte e bateu no canto para marcar um golaço.

O Barcelona precisou de mais 15 minutos para ampliar. Rakitic tabelou com Messi e enfiou para Suárez avançar do lado direito da área. O uruguaio cruzou rasteiro, e Neymar só teve o trabalho de empurrar a bola para dentro.

Nos minutos finais do primeiro tempo, o Athletic Bilbao até buscou uma reação, com alguns levantamentos na área, porém já estava mais enervado do que organizado. Tranquilo, o Barcelona foi para o intervalo sob gestos de veneração de sua torcida para Messi.A calmaria do time catalão se refletiu nos primeiros minutos do segundo tempo, quando o Athletic Bilbao voltou a se aplicar no campo de ataque. Sem se preocupar, o técnico Luis Enrique esperou um pouco e trocou Iniesta, reclamando de dores, por Xavi, idolatrado em sua despedida do Camp Nou.

No Athletic Bilbao, a esperança de Ernesto Valverde foi Susaeta na vaga de Iraola. Ainda que o Barcelona tenha começado a administrar o resultado positivo, com constante troca de passes sem tanta objetividade, a equipe basca não se mostrou mais criativa após a alteração. E ainda levou outro gol.

Aos 28 minutos, Daniel Alves recebeu de Neymar na direita e cruzou para a área. Messi aproveitou a desatenção da defesa do Athletic Bilbao para aparecer no meio dos marcadores e anotar o terceiro do Barcelona na decisão.

Com o jogo praticamente perdido, o Athletic Bilbao gastou as suas últimas fichas em Iturraspe e Gómez, substitutos de Mikel Rico e Beñat. No Barcelona, Pedro e Mathieu entraram nos postos que eram de Suárez e Jordi Alba.Àquela altura, o time de Messi continuava a não demonstrar o mesmo ímpeto de antes. O Athletic Bilbao, então, conseguiu descontar. Aos 34 minutos, Williams ganhou de Busquets pelo alto, em cruzamento da direita, e cabeceou para o gol.

No final, ainda houve tempo para uma pequena confusão protagonizada por Neymar. O brasileiro tentou uma carretilha diante da torcida adversária e irritou os jogadores bascos, que queriam agredi-lo. Xavi o protegeu.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade