0

Bayern vence final alemã e conquista a Liga dos Campeões

25 mai 2013
17h49

O Bayern conquistou o quinto título da sua história na Liga dos Campeões ao derrotar o Borussia Dortmund por 2 a 1, na final 100% alemã disputada neste sábado em Wembley.

O Bayern saiu na frente, aos 15 minutos do segundo tempo, com um gol do croata Mario Mandzukic, Ilkay Gundogan deixou tudo igual aos 23 da etapa final, ao converter um pênalti cometido pelo brasileiro Dante, mas Robben deu a vitória aos bávaros aos 44.

Com o triunfo, o time bávaro, que havia perdido duas finais nos últimos quatro anos, superou o trauma da final ano passado, quando perdeu nos pênaltis para o Chelsea jogando 'em casa' na Allianz-Arena.

Por ironia do destino, o herói do jogo foi justamente Robben, 'Vilão' da decisão de 2012, que havia desperdiçado um pênalti na prorrogação diante dos 'Blues'.

O time bávaro equilibra seu retrospecto em finais da 'Champions', somando cinco vitórias 1974,1975, 1976 e 2001 e 2013) e amargando cinco vice-campeonatos (1982, 1987, 1999, 2010 e 2012).

Já o Borussia perdeu a oportunidade de levantar o troféu pela segunda vez em sua história após a edição de 1997.

Antes do início da disputa com a bola no pé, Wembley viveu um clima de batalha medieval, com 'guerreiros' usando as cores dos dois times numa coreografia que esquentou ainda mais o clima da decisão.

As duas torcidas ficaram empolgadas, principalmente a do Borussia, que reproduziu em Londres a famosa 'muralha amarela' que costuma assustar os adversários no Signal Iduna Park de Dortmund.

A chanceler alemã, Angela Merkel, estava presente no estádio e assistiu à partida ao lado do presidente da Uefa, o ex-craque francês Michel Platini.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
publicidade