0

Benfica e Porto duelam mais uma rodada pela liderança do Português

13 dez 2012
19h52
atualizado às 19h54

Benfica e Porto protagonizarão neste fim de semana mais um capítulo da briga pela liderança do Campeonato Português, do qual aparecem nas duas primeiras posições, respectivamente, com os mesmos 29 pontos ganhos.

Os primeiros a entrarem em campo na 12ª rodada da competição são os 'Dragões', que jogarão fora de casa contra o Vitória de Setúbal, na sexta-feira. No dia seguinte, será a vez dos 'Encarnados', que receberão o Marítimo.

O Porto vai tentar recuperar a liderança da competição, já que perdeu a ponta na 11ª rodada. Ao vencer o Moreirense por 1 a 0, a equipe viu o Benfica ultrapassá-la com a vitória sobre o Sporting por 3 a 1. Com isso, a equipe lisboeta ocupa o primeiro lugar pelo número de gols marcados.

As duas principais dúvidas dos 'Dragões' são brasileiras: o zagueiro Maicon, ex-Cruzeiro, e o volante Fernando, ex-Vila Nova, que se recuperaram recentemente de lesões e voltaram aos treinos no início desta semana. Por outro lado, Hélton, Danilo, Alex Sandro devem aparecer entre os titulares.

A partida ainda coloca a prova um jejum antigo, de 29 anos, para ser mais preciso. Desde 1973, a equipe não perde em Setúbal para o Vitória. Nesta temporada, os 'Sadinos' ocupam a 11ª colocação na tabela, com 11 pontos.

O Benfica, por sua vez, conta com os gols do paraguaio Óscar Cardozo, autor de 10 nesta temporada - empatado com o colombiano Jackson Martínez, do Porto, na artilharia da competição - para vencer o Marítimo, em casa. O companheiro do goleador neste sábado será o brasileiro Lima, ex-Santos.

Para a partida, a principal dúvida dos 'Águias' é quanto a presença do zagueiro Luisão, ex-Cruzeiro e seleção brasileira, que sofre com problemas musculares depois do seu retorno ao time titular, ao término de suspensão por indisciplina ainda na pré-temporada do time lisboeta.

Modesto, de acordo com o discurso do técnico belga Frank Vercauteren, o Sporting busca apenas a terceira colocação no Português, seis acima da posição atual da equipe, o nono lugar, mesma distância para a zona de rebaixamento. A diferença, no entanto, são nove pontos para o terceiro lugar e dois para o 15º, primeiro da zona de rebaixamento.

A equipe visita nesta rodada o Nacional, na Ilha da Madeira, 10º colocado na tabela, com 11 pontos. Para a partida, o time vem cheio de problemas, o meia-atacante André Carrillo, o defensor Marcos Rojo, o zagueiro Khalid Boulahrouz e o meia Fabián Rinaudo.

O Braga, atualmente em terceiro na tabela com 20 pontos, vai receber o Estoril, no domingo, torcendo por derrotas de Porto e Benfica, nos dois dias anteriores, para encostar nos líderes do Português.

Confira a programação da 12ª rodada do Campeonato Português:.

Sexta-feira.

Vitória de Setúbal - Porto.

Sábado.

Beira-Mar - Rio Ave.

Olhanense - Gil Vicente.

Nacional - Sporting.

Benfica - Marítimo.

Domingo.

Moreirense - Académica.

Braga - Estoril.

Paços de Ferreira - Vitória de Guimarães.

EFE   
publicidade