7 eventos ao vivo

Benfica e Porto seguem na briga pela liderança do Português

4 jan 2013
20h04
atualizado às 21h12

O Campeonato Português se resume à briga de Benfica e Porto pela liderança. O time do brasileiro Hélton, que ocupa a segunda colocação da competição - três pontos atrás da equipe de Lisboa -, tem compromisso menos complicado na primeira rodada de 2013. O outro grande do país, o Sporting, do volante brasileiro Elias, que interessa ao Flamengo, segue em crise e cada vez se preocupa mais com o risco de rebaixamento.

O Porto entra em campo no sábado para encarar o Nacional, 11º colocado, no Estádio do Dragão. Os donos da casa não devem ter dificuldade para obter os três pontos. O time deve contar com o retorno de seu camisa 10, o colombiano James Rodrígues, que está recuperado de lesão.

O treinador do Porto, Vítor Pereira, comentou a ausência do lateral-direito Miguel Lopes nas últimas partidas. O jogador ainda não chegou a um acordo com a diretoria do clube para renovar seu contrato.

"Quem faz as convocatórias sou eu, dependendo do que ache ser o mais pertinente para os jogos em questão. Não creio que tenha de justificar cada opção que tomo", explicou o treinador na coletiva de imprensa da última quinta-feira.

O Benfica, líder do campeonato com 32 pontos, joga no domingo, e deverá ter confronto difícil contra o Estoril - atualmente na sexta posição -, fora de casa. O jogo pode ser especial para o centroavante paraguaio Cardozo, que está a dois tentos de atingir a marca de 150 gols com a camisa do Benfica.

"Vai com certeza ultrapassar a marca. É um bom sinal para o Benfica ter um goleador nato jogando pelo clube. Não tem mais nada a provar. Tem sido fantástico. Desejo-lhe muita sorte para conseguir ultrapassar essa marca e continuar a fazer gols atrás de gols como tem feito", declarou o veterano Nuno Gomes, ídolo da torcida do Benfica e atualmente no Blackburn Rovers-ING, em entrevista à Rádio Renascença.Já o Sporting, que ocupa a décima posição, com apenas 12 pontos somados, pode dar um salto na classificação caso vença, no sábado, o Paços de Ferreira (quinto colocado), em casa. Os três pontos podem fazer a equipe se distanciar da zona de rebaixamento e ficar mais perto da zona de classificação para as copas europeias.

O belga Franky Vercauteren, treinador do Sporting, disse acreditar em uma vitória nesta rodada. Ele disse que não está desapontado com o desempenho da equipe sob seu comando, e afirmou estar trabalhando para a equipe subir na tabela.

"O Paços de Ferreira é uma boa equipe, com bons jogadores, mas estou confiante. Se estou desapontado com o meu trajeto no Sporting? Não estou desapontado. Há que tentar encontrar soluções para resolver os problemas. Não estou contente mas não estou desapontado. O Sporting é um bom desafio", afirmou o técnico leonino na última coletiva de imprensa.

Confira os jogos da rodada:

Sábado

Gil Vicente x Vitória de Guimarães

Rio Ave x Olhanense

Acadêmica x Vitória de Setúbal

Sporting x Paços Ferreira

Porto x Nacional

Domingo

Marítimo x Beira-Mar

Braga x Moreirense

Estoril x Benfica

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
publicidade