PUBLICIDADE

Blatter garante que Copa da Rússia será a "maior de todos os tempos"

20 abr 2015 - 13h48
(atualizado às 13h48)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Joseph Blatter, garantiu que a Copa do Mundo da Rússia 2018 será a maior de todos os tempos. Após reunião com o presidente do país, Vladimir Putin, o dirigente da entidade máxima do futebol aproveitou para mandar um recado para aqueles que se opõem à realização do torneio no maior país do planeta.

"Se alguns políticos estão descontentes, digo-lhes para que fiquem em casa. Nós e a Rússia organizaremos o maior Mundial de futebol de todos os tempos", assegurou Blatter.

O suíço também elogiou a pontualidade do governo russo, afirmando que "em 40 anos de trabalho na Fifa, nunca viu um país organizador que cumprisse com tanta exatidão os prazos de preparação do Mundial" como os russos.

"Não é só que a Rússia cumpra com os planos anunciados para a preparação, mas ela os antecipa. O comitê organizador e Putin pessoalmente merecem cinco estrelas no que se refere à organização do campeonato", disse o dirigente, lembrando que houve problemas na África do Sul 2010 e no Brasil 2014, além das edições anteriores na Coreia do Sul e Japão e na Alemanha. "Na Rússia está tudo fantástico, sem nenhum problema", acrescentou. 

O orçamento previsto para a realização da Copa do Mundo gira em torno dos 664.100 milhões de rublos (aproximadamente R$ 10 bilhões). A desvalorização da moeda russa é um dos problemas enfrentados pelos organizadores, que terão aumento de 30% a 40% nos gastos referentes à construção e reforma dos 12 estádios que receberão duelos do Mundial. 

Blatter aponta o corte de despesas para aliviar os gastos em meio aos problemas econômicos enfrentados pelo país.

"Precisamos de uma organização cinco estrelas, mas nem todos as cidades-sede precisam de hotéis cinco estrelas", disse. Além disso, a Fifa autorizou o governo a diminuir a capacidade do estádio Luzhniki , palco da decisão, de 89 mil para 81 mil lugares, o que auxiliará na redução de custos.

Apesar dos problemas, Putin parece confiante quanto à realização do evento esportivo mais popular do mundo, ainda mais depois da experiência adquirida na realização das Olimpíadas de Inverno de Sochi em 2014. "Sediamos os Jogos Olímpicos no ano passado. Agora, a Rússia encara a enorme missão de organizar a Copa do Mundo de Futebol em 2018", retificou.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade