4 eventos ao vivo

Blatter quer mudar votação para sedes das Copas do Mundo

30 abr 2011
10h15
atualizado às 11h33

O presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, afirmou neste sábado, para a imprensa alemã que pretende mudar o modelo de votação para as sedes da Copa do Mundo caso seja reeleito. De acordo com o mandatário, o órgão pode repetir o que vem sendo feito pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) na escolha das cidades para sediar os Jogos Olímpicos.

No modelo do COI, todos os comitês nacionais têm direito a um voto e a sede é escolhida quando uma cidade atinge um certo percentual. Atualmente, um comitê executivo da Fifa formado por 24 membros é quem faz esta escolha. Para Blatter, todas as 204 federações teriam o direito de votar no projeto que quisesse.

Para Blatter, o comitê executivo passaria a analisar os projetos das sedes e escolheria as de melhor desempenho para irem à votação na assembléia da entidade. A intenção do presidente é de acabar com os casos de corrupção que vêm sendo noticiados sobre os processos na escolha de sedes para a Copa do Mundo.

Antes de colocar em prática este projeto, Blatter precisa vencer a eleição para mandatário da Fifa. O suíço afirmou que tem confiança na vitória, pois tem o apoio da maioria dos países membros. No entanto, criticou seu rival Bin Hammam, do Catar. De acordo com o dirigente, seu rival teria dito que não iria se candidatar e mudou de opinião, tornando-se agressivo neste tempo.

Caso Blatter seja reeleito, o projeto de mudança da votação só será feito para a escolha da sede da Copa do Mundo de 2026. Isto porque em 2014, o Mundial será no Brasil. Além disso, também foram definidas que a Rússia sediará a competição em 2018 e o Catar em 2022.

Joseph Blatter quer fazer esquema semelhante ao adotado nos Jogos Olímpicos
Joseph Blatter quer fazer esquema semelhante ao adotado nos Jogos Olímpicos
Foto: AFP
Fonte: Lancepress!
publicidade