PUBLICIDADE

Borussia atropela o Shaktar Donetsk e volta às quartas após 16 anos

5 mar 2013 - 18h40
(atualizado às 19h14)
Compartilhar

O equilíbrio da primeira partida das oitavas-de-final entre Borussia Dortmund e Shaktar Donetsk ficou na Ucrânia. Apesar da vantagem do empate em 0 a 0, o time alemão dominou todo o duelo em seus domínios e atropelou o rival por 3 a 0, para a alegria da torcida que lotou o Borussia-Park.

Após Felipe Santana e Mario Gotze abrirem o placar no primeiro tempo, Kuba Blaszczykowski selou a classificação do Borussia no início da segunda etapa, após falha do goleiro Pyatov.

Esta é a primeira vez que o time alemão alcança as quartas-de-final da Liga dos Campeões em 16 anos. A última vez que a equipe realizou o feito foi na temporada 1996/1997, quando levantou o seu único troféu da competição.O jogo

O Borussia começou a construir o resultado logo no primeiro tempo de partida. Sem deixar o Shaktar jogar, o time alemão tocava a bola com facilidade, mas não conseguia chegar ao gol ucraniano. A primeira chance real dos alemães veio apenas aos 12 minutos, quando Lewandowski chutou para a defesa de Pyatov.

Acuado com a marcação adiantada dos donos da casa, o Shaktar conseguiu o seu primeiro ataque em lance de contra-ataque. Após Taison arrancar em velocidade, Fernandinho recebeu livre na entrada da área, mas chutou fraco e permitiu à zaga afastar para escanteio.

Melhor na partida, o Borussia foi recompensado em lance de bola parada. Após cobrança de escanteio de Mario Gotze, o zagueiro brasileiro Felipe Santana subiu mais que a zaga e cabeceou forte para abrir o placar para os alemães aos 30 minutos da primeira etapa.

Animados com o gol, os anfitriões não demoraram muito para ampliar a vantagem. Sete minutos depois, Lewandowski fez bela jogada pela direita e achou Gotze livre entre os zagueiros, dando ao camisa dez apenas o trabalho de tocar para o fundo das redes.

Administrando a vantagem enquanto aguardava o final do primeiro tempo, o Borussia tomou um susto nos acréscimos. Após jogada pela direita, Fernandinho tentou o cruzamento e quase enganou Weindenfeller, que se esticou todo para mandar para escanteio.Shaktar começa melhor, mas falha de Pyatov sela a classificação do Borussia:

No segundo tempo, o técnico Mircea Lucescu sacou Taison para a entrada de Douglas Costa. Em menos de três minutos em campo, o camisa 20 levou mais perigo ao gol do Borussia do que todo o time do Shaktar durante a primeira etapa. Em seu primeiro lance, no minuto inicial, foi bloqueado por Weindfeller. Dois minutos depois, chutou cruzado e a bola raspou a trave esquerda alemã.

A reação dos ucranianos, no entanto, parou por aí. Após o susto inicial, o Borussia equilibrou as investidas e contou com um erro adversário para matar a partida. Após bela troca de passes, Gundogan arriscou de fora da área e Pyatov soltou as bolas no pé de Kuba Blaszczykowski, que teve apenas o trabalho de tocar para o fundo das redes.

Com a classificação praticamente definida, o Borussia passaram a se defender com eficiência e tomou poucos sustos até o final da partida. Apostando nos contra-ataques, os donos da casa ainda chegariam com perigo ao gol de Pyatov em mais duas oportunidades, esbarrando nas defesas do goleiro ucraniano.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade