PUBLICIDADE

Borussia e Bayern 'evoluíram' esquemas de Real e Barça, e estão na final

21 mai 2013 - 11h07
(atualizado às 13h38)
Compartilhar

Além da organização do torneio nacional, da incrível renda das bilheterias, e dos olhos do mundo voltados para si, o futebol alemão também aprsenta modernidade dentro de campo. Os dois finalistas da Liga dos Campeões, Bayern de Munique e Borussia Dortmund, também são referências quando o assunto é tática: "evoluíram" de Barcelona e Real Madrid, respectivamente.

Os dois times usam o mesmo esquema, pelo menos nos números. Jupp Heynckes e Jürgen Klopp adotam o 4-2-3-1, o mais utilizado neste momento no mundo. Mas isso não quer dizer, necessariamente, que ambos atuem de forma parecida. Na verdade é bem diferente.

O Bayern utiliza mais movimentação do que o Borussia, e prioriza bastante a posse de bola. A exemplo do Barça. A principal força dos bávaros está na linha de dois jogadores que protegem a defesa: Schweinsteiger e Javi Martínez. O primeiro é um dos líderes do time, e pela sua origem ofensiva, faz a saída de bola como poucos.

O espanhol, zagueiro de origem, também sabe sair jogando, e dá sustentação ao setor. A linha de frente perdeu Kroos no meio da temporada, mas recuperou Robben, que vinha mal. Na reta final, foi fundamental para conseguir envolver o próprio Barça e eliminar o seu "modelo inspirador".

ESPELHO DO REAL

O próprio José Mourinho, técnico demitido do Real, levantou a bola de que o Borussia era o time a ser comparado com os merengues, e não o Barça. Isso ainda na época da fase de grupos, quando eles se enfrentaram. Os alemães venceram em casa, empataram no Bernabéu nesta altura, e eliminaram os rivais na semifinal.

Diferente do Bayern e do Barcelona, os jogadores guardam mais posição. O Borussia abusa dos contra-ataques, e a linha de três meia é bem definida com Kuba e Reus pelos lados, e Götze como cérebro.

Em quatro confrontos nesta temporada, o Bayern levou a melhor em duas oportunidades, e houve dois empates. Neste sábado, o jogo mais decisivo entre os dois clubes em Wembley, valendo a Liga dos Campeões.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade