PUBLICIDADE

Braga empata no fim e Paços perde chance de ultrapassar Belenenses

4 mai 2015 - 18h11
(atualizado às 18h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta segunda-feira, a 31ª rodada do Campeonato Português teve dois confrontos importantes para decidir as equipes que ficarão com a vaga na próxima Liga Europa. A derrota do Belenenses pelo Rio Ave por 3 a 1 manteve a equipe em sexto lugar, mas com o posto ameaçado pelo Paços Ferreira, que teve a pontuação igualada após o empate com o Braga por 2 a 2.

Indo a 43 pontos, o Paços Ferreira está sete pontos atrás do Vitória de Guimarães, primeiro na zona de classificação para a Liga Europa. Já o Braga, permanece em quarto lugar com 55 pontos. Somando 42 pontos, o Rio Ave chegou ao oitavo lugar e ficou a apenas um ponto do Paços Ferreira.

Rio Ave surpreende e fica na cola do Paços Ferreira

Diego Lopes abriu o placar para o Rio Ave com cinco minutos de jogo. O brasileiro, da entrada da área, assinalou a movimentação por um lado, mas realizou a jogada por outro, enganando a zaga adversária. A bola saiu em arco, indo direto para o fundo das redes do Belenenses. Com 16, a equipe visitante quase marcou mais um. Jebor seguiu pela direita e acertou a bola nas redes laterais. Já aos 21, Tiago Silva cobrou escanteio e João Afonso tirou o lance de cabeça.

Pelo lado do Belenenses, Dálcio arriscou de longe, aos 24, assustando o goleiro Ederson. Mas quatro minutos depois o Rio Ave ampliou o placar. Tiago Pinto, de primeira, fez o segundo no Estádio do Restelo. Próximo do fim do primeiro tempo, Sturgeon falhou na marcação e Ukra sobrou na área, mas não encontrou nenhum companheiro do Rio Ave para dar continuidade ao lance.

Logo no primeiro minuto da etapa complementar, Ederson fez uma grande defesa e desviou um chute de primeira de Tiago Caeiro. O lance se repetiu quase na mesma medida no minuto seguinte, com Sturgeon alçando a bola na área buscando Caeiro. Desta vez, porém, Ederson se antecipou e tirou a bola. Aos 7 minutos, Diego Lopes anotou mais um pelos visitantes, após conseguir ficar livre na área. O jogador mirou no gol e a bola ainda bateu em um dos defensores antes de balançar as redes, deixando o placar em 3 a 0.

Aos 30 minutos, Jabor tentou dar um chapéu em Ventura, mas o arqueiro foi esperto e conseguiu fazer uma boa defesa. Na sequência, Fábio Nunes, do centro da área, mira a bola no gol, mas a redonda faz uma trajetória mais longa, desviando num zagueiro para depois bater duas vezes na trave. Ederson conseguiu aproveitar a sobra antes que Tiago Caeiro chegasse para arriscar um chute. Por fim, aos 42, Rui Fonte descontou para o Belenenses de cabeça.

Com o resultado, o Rio Ave, que vinha de uma sequência de apenas duas vitórias nas últimas seis partidas, ficou a apenas uma posição do Paços Ferreira na tabela.

Braga arranca empate nos minutos finais

Aos 12 minutos, o Paços conseguiu chegar bem na área adversária, com Andrezinho vindo pela lateral. Hurtado, que seguia pelo meio, recebeu um cruzamento do jogador em boa posição, mas mandou a bola na trave. Com 16, Baiano seguiu pela direita e deu o arremate, mas a bola acabou indo para fora.

O Braga criou duas boas chances em sequência. Pedro Santos arriscou de fora da área, aos 32, e quase acertou o gol adversário. Pouco depois, Pardo cobrou uma falta mandando a bola por cima da barreira, mas o goleiro Filipe realizou uma grande defesa. No entanto, aos 45, veio o primeiro gol da partida. Aderlan Santos passou pela marcação do Paços e marcou o primeiro para os visitantes.

Na volta, os jogadores do Paços reclamaram de um lance logo com cinco minutos de jogo, com uma suposta falta de Tiba sobre Jota e uma mão que Éder teria aplicado na bola. Mas o árbitro mandou seguir com o jogo e, aos 10 minutos, o time conseguiu igualar os marcadores com Paolo Hurtado.

Aos 14, Hélder Lopes, em cobrança próximo da área, mandou a bola na trave. E com 24 minutos, o Paços virou o jogo com gol de Rúben Pinto, deixando o time da casa à frente no placar por 2 a 1. Três minutos depois, Baiano salvou o Braga de mais um gol. O defensor desviou de primeira uma bola aérea, fruto de uma cobrança de escanteio. A seis minutos do fim da partida, Edson Farias deu um forte chute em direção ao gol, mas Matheus atuou em boa defesa. 

Porém, já nos acréscimos, Éderzito fez um gol de cabeça para o Braga, arrancando o empate e segurando o Paços na sétima posição, sem a chance de aproveitar o tropeço do Belenenses e ultrapassar o clube na tabela.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade