PUBLICIDADE

Brasil define CTs para Copa e ministro teme concentração de times no Sudeste

29 out 2013 - 17h53
Compartilhar

O Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 divulgou nesta terça-feira os 83 Centros de Treinamento selecionados para o torneio, sendo que 47 deles estão no Sudeste e 22 no Sul do país, o que é motivo de preocupação para o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que disse temer a concentração de seleções no Sudeste.

"Há seleções que já procuraram, extra-oficialmente, as instalações. É uma opção técnica das seleções", disse o ministro em entrevista coletiva em São Paulo, Estado que teve 30 centros de treinamento indicados.

"(As equipes) tendem a se concentrar no Sudeste pela logística, infraestrutura, disponibilidade de hotéis, centros de saúde. No que pudermos, vamos ajudar o Norte e Nordeste", completou ele.

O coordenador da seleção brasileira, Carlos Alberto Parreira, disse que é "comum" a concentração de times num lugar, pela "facilidade que as cidades apresentam", acrescentando que isso ocorreu na Copa de 2010, na África do Sul, quando ele foi o treinador da seleção local.

A seleção brasileira deve ter o CT de Teresópolis, no Rio de Janeiro, como "casa".

Aldo destacou que a Argentina já informou ter optado pelo CT do Atlético Mineiro, em Minas Gerais, enquanto Estados Unidos teriam escolhido o CT do São Paulo, na capital paulista, e a França, que ainda terá de disputar uma repescagem, estaria inclinada a ficar em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

A indicação dos locais de treinamento pelas seleções começou em agosto do ano passado, mas o catálogo completo para os times só estará disponível, através do site da Fifa, a partir de quarta-feira.

Após o sorteio das chaves, em 6 de dezembro, as equipes terão até 30 de janeiro para anunciar a base escolhida. De acordo com o regulamento, as seleções classificadas precisam chegar ao Brasil até cinco dias antes de seu primeiro jogo.

Se mais de uma seleção optar pelo mesmo local, leva vantagem quem fez a opção primeiro, disse o gerente do COL Frederico Nandes.

INGRESSOS

A Fifa informou que decidiu adiar o início do próximo período de venda de ingressos para a Copa, de 5 de novembro para 11 de novembro, já que os sorteios do primeiro lote só começaram nesta terça-feira, em Manchester, na presença de representantes da Caixa Econômica Federal e do Ministério do Esporte, além de um tabelião.

"A fim de assegurar o envolvimento das autoridades brasileiras na supervisão dos procedimentos de atribuição de ingressos após o primeiro período de vendas, de acordo com a Lei Geral da Copa do Mundo, a Fifa teve de adiar o sorteio, que só começará hoje", disse a entidade que controla o futebol em seu site.

O segundo período da primeira fase de venda acabará no dia 28 de novembro

"Como no próximo período as vendas ocorrerão por ordem de pedido, é essencial para nós que todos os solicitantes de ingressos da primeira fase tenham sido informados do andamento da sua solicitação antes do reinício das vendas", explicou o diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil, segundo o site da entidade.

(Reportagem de Tatiana Ramil)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade