PUBLICIDADE

Brasil e Fifa confirmam seis sedes para Copa das Confederações

8 nov 2012 - 13h58
Compartilhar

A Fifa e o Brasil anunciaram nesta quinta-feira em São Paulo que a Copa das Confederações de 2013, um evento teste para a Copa do Mundo de 2014, será disputada nas seis sedes propostas originalmente, incluindo Recife, que era dúvida pelos atrasos na construção do estádio.

"As sedes da Copa das Confederações serão Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Pela primeira vez esta competição será organizada em seis cidades de um mesmo país", afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local (COL) do Mundial, José Maria Marin, em uma coletiva de imprensa.

"Também pela primeira vez metade dos estádios da Copa do Mundo da Fifa serão entregues e testados na Copa das Confederações um anos antes", completou Marin.

O torneio será disputado de 15 a 30 de junho de 2013.

A partida de abertura será disputada em Brasília e a final no Rio de Janeiro. As semifinais acontecerão em Belo Horizonte e Fortaleza. Duas sedes que estavam sob risco por atrasos nos estádios, Salvador e sobretudo Recife, foram confirmadas.

"Esta decisão demonstra a confiança no êxito da construção dos estádios, que são o equipamento essencial para a Copa das Confederações", disse o ministro dos Esportes do Brasil, Aldo Rebelo, acrescentando que "o maior interessado no sucesso deste empreendimento é o Brasil".

"Quero ser muito claro: hoje chegamos a um ponto onde não há mais retorno (...) Belo Horizonte e Fortaleza serão entregues em dezembro e os demais estádios no fim de fevereiro", afirmou Walter de Gregorio, diretor de Comunicação da Fifa.

"Não há Plano B", disse Walter. "Como dissemos, já chegamos ao ponto de não retorno e se tivéssemos pensado que os estádios não estariam prontos, não teríamos anunciado hoje", enfatizou.

Marin reconheceu que "em alguns casos o programa é apertado" e existem "desafios pela frente".

Recife, com o estádio Arena Pernambuco, era a principal dúvida para o evento, pois a Fifa temia os atrasos nas obras.

Em outubro, o estádio estava 70% concluído. Quase 4.000 operários trabalham 22 horas por dia, em dois turnos, para completar a parte mais pesada e complexa da obra, que tem custo total estimado em 265 milhões de dólares.

As obras do estádio Arena Fonte Nova de Salvador, também atrasadas, estavam 74% concluídas no fim de setembro, segundo o consórcio responsável pelo projeto.

"Com base nestes cronogramas, no nível atual das obras e com a experiência que nossa equipe tem (...) concluímos que é viável tecnicamente que os estádios estejam prontos para receber os eventos teste em 15 de abril de 2013", disse Carlos de la Corte, assessor técnico do COL.

"Não existe espaço para mais atrasos. É um grande desafio para todos", afirmou.

"Ao tomar esta decisão, consideramos os benefícios da Copa das Confederações para a economia das cidades e como um teste para o grande espetáculo do ano seguinte, a Copa do Mundo", explicou Marin.

"Nossa vontade era ampliar ao máximo possível os benefícios da Copa do Mundo ao maior número possível de cidades", acrescentou.

O ex-jogador de futebol Ronaldo, membro do conselho de administração do COL, disse, por sua vez, estar "muito feliz" com a confirmação das seis sedes.

"É uma oportunidade enorme ter um grande evento no Brasil antes da Copa do Mundo", afirmou.

Além do Brasil, anfitrião, a Copa das Confederações terá as participações da Espanha, campeã mundial na África do Sul-2010, do México, campeão da Copa Ouro da Concacaf, do Uruguai, vencedor da Copa América, e do Japão, que conquistou a Copa Asiática.

A Itália também estará presente, como vice-campeã da Eurocopa-2012, vencida pela Espanha, e Taiti pela Oceania. O campeão da Copa Africana de Nações de 2013 também disputará o torneio.

A venda antecipada dos ingressos começará em 21 de novembro e a oficial em 3 de dezembro, dois dias depois do sorteio dos grupos, que acontecerá em 1º de dezembro em São Paulo.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade