PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Brasil e Uruguai terá duelo de trios ofensivos

25 jun 2013 - 18h10
(atualizado às 18h13)
Compartilhar

De um lado o trio Neymar-Fred-Hulk, do outro Cavani-Suárez-Forlán, o Mineirão presenciará um duelo de ataques fortes entre Brasil e Uruguai, nas semifinais da Copa das Confederações, com qualidade, habilidade, força física e genialidade de ambos os lados.

O técnico Luiz Felipe Scolari afirmou que a seleção brasileira está pronta para este confronto, mas ainda não para a Copa do Mundo de 2014, e sua equipe chegou à competição com todo o peso do favoritismo, que vem correspondendo, e das críticas, que vem calando.

"Vai ser um jogo difícil, o Brasil tem uma grande equipe e joga em casa", alertou o técnico uruguaio Oscar Tabárez, que rapidamente completou: "Mas este grupo sabe como é enfrentar a equipe local", se referindo à vitória de 3-0 sobre a África do Sul na Copa do Mundo de 2010.

Como de costume, as atenções estarão todas voltadas para Neymar, o jovem gênio da seleção brasileira que vem fazendo a diferença, marcando três golaços nas três primeiras partidas do torneio. O novo jogador do Barcelona parece enfim se sentir confortável com a camisa 10 do Brasil e começa a mostrar bom entrosamento com as outras peças ofensivas escaladas por Felipão.

Se Neymar é o gênio, Fred é o homem gol. Está sempre no lugar certo na hora certa para botar a bola no fundo das redes, seja com qualidade individual ou com oportunismo, como demonstrou com seus dois gols na vitória sobre a Itália.

Pouco aproveitado por Mano Menezes, ex-treinador da seleção, o atacante do Fluminense foi alçado ao posto de centroavante titular da seleção quando Felipão reassumiu o comando, no fim de 2012, e não desperdiçou as oportunidades, marcando seis gols em oito jogos.

Fred e Neymar marcaram 50% dos gols da era Felipão além de servirem os outros companheiros, como o volante Paulinho, que se projeta para a área com eficiência, o meia Oscar e o atacante Hulk.

Hulk, por sua vez, completa o trio ofensivo da seleção com força física, movimentação e sendo uma constante ameaça para os goleiros adversários com chutes de fora da área e em cobranças de bola parada.

Mesmo vaiado em certas ocasiões pelos torcedores, que gostariam de ver o jovem Lucas como titular em seu lugar, Felipão se mantém fiel às suas convicções e vê em Hulk um jogador fundamental para o tão procurado "equilíbrio" da equipe.

O impeto ofensivo dos laterais Daniel Alves e Marcelo também joga a favor do contestado Hulk, que ajuda na marcação e recompõe o meio de campo com velocidade quando a seleção perde a posse de bola.

"O Uruguai tem no seu ataque Cavani, artilheiro do Campeonato Italiano, Forlán, melhor jogador da Copa de 2010 e Suárez, vice-artilheiro da Liga Inglesa", lembrou Felipão nesta terça-feira.

O ataque uruguaio é rápido, preciso, usa da vasta experiência de suas estrelas para tirar proveito dos erros do adversário, e talvez seja mais importante para o bom desempenho da 'Celeste' do que o trio brasileiro para a seleção.

Hulk, Fred e Neymar marcaram juntos 38 gols em 2013, enquanto Cavani, Suárez e Forlán fizeram 49.

Isto é só uma pequena parte do confronto desta quarta-feira, que conta ainda com toda a história que entrará em campo junto com as duas seleções no Mineirão de Belo Horizonte.

Suárez, por exemplo, se tornou o maior artilheiro de todos os tempos da Celeste, com 35 gols em 67 partidas, ultrapassando o companheiro Forlán, que tem 34 tantos em 100 jogos.

"Às vezes brincamos com isso, mas o importante é que os gols continuem acontecendo para o bem do Uruguai", declarou Forlán, jogador do Internacional de Porto Alegre e eleito melhor jogador da Copa do Mundo da África do Sul em 2010.

O Uruguai ainda conta com o centro-avante Edinson Cavani, artilheiro do Campeonato Italiano com o Napoli e um dos jogadores mais cobiçados da Europa que, junto com Suárez e Forlán, tentará estragar a festa brasileira em casa como em 1950.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade