PUBLICIDADE

Brasil perde para Inglaterra no retorno de Felipão

6 fev 2013 - 20h37
(atualizado às 21h07)
Compartilhar

A seleção brasileira foi derrotada pela Inglaterra por 2 x 1 nesta quarta-feira, no estádio Wembley, em Londres, no primeiro jogo desde a volta do técnico Luiz Felipe Scolari.

O atacante Neymar cai em campo durante derrota do Brasil para a Inglaterra nesta quarta-feira em Londres.
O atacante Neymar cai em campo durante derrota do Brasil para a Inglaterra nesta quarta-feira em Londres.
Foto: Stefan Wermuth / Reuters

O Brasil, que perdeu pênalti com Ronaldinho no primeiro tempo, mostrou desentrosamento na defesa, principalmente pelo lado esquerdo, onde jogou o estreante Dante, e pouca inspiração no ataque -Luis Fabiano e Ronaldinho foram substituídos no intervalo e Neymar teve poucas chances.

O gol brasileiro foi marcado por Fred, enquanto Rooney e Lampard fizeram os gols da Inglaterra.

Em seu primeiro confronto no retorno à seleção, Felipão, comandante do título mundial em 2002 e que assumiu a equipe no fim de novembro, escalou o time com Júlio César, Daniel Alves, David Luiz, Dante e Adriano; Ramires, Paulinho, Oscar e Ronaldinho; Neymar e Luis Fabiano.

Brasileiros e ingleses jogaram com uma tarja preta na camisa e foi feito um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do incêndio em uma boate em Santa Maria (RS), onde 238 morreram na madrugada de 27 de janeiro.

Antes da partida, Ashley Cole e Ronaldinho foram homenageados por completarem 100 jogos por suas seleções. Ronaldinho recebeu das mãos do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, uma camisa com o número 100.

Aos 19 minutos, Ronaldinho, campeão com Felipão em 2002, teve a chance de coroar sua 100a partida com um gol, mas perdeu um pênalti, marcado após um toque de mão na bola. O goleiro Hart defendeu o chute fraco e, no rebote, Ronaldinho tentou empurrar para as redes, mas novamente o goleiro inglês evitou o gol.

A Inglaterra respondeu aos 26 minutos e abriu o placar. Depois de boa troca de passes no meio-campo, Walcott ficou cara a cara com Júlio César, que fez a defesa com os pés. No rebote, Rooney tocou para o gol vazio.

SEM REAÇÃO

O Brasil teve mais uma boa chance aos 37 minutos, quando Oscar avançou pela direita e cruzou rasteiro para Neymar que, dentro da pequena área, tocou por cima do travessão.

Os ingleses assustaram em chutes de longe e Rooney quase ampliou com um chute rasteiro aos 42 que passou perto da trave de Júlio César.

Para o segundo tempo, Felipão fez três alterações: entraram Fred, Lucas e Arouca, nos lugares de Luis Fabiano, Ronaldinho e Ramires.

E as mudanças surtiram efeito imediato. Logo aos 3 minutos, Lucas roubou bola no ataque e Fred chutou forte da entrada da área, de perna esquerda, para empatar o jogo. Pouco depois, o atacante do Fluminense teve nova chance e acertou a trave.

A Inglaterra chegou perto de marcar em uma cabeçada de Cahill colocada para escanteio por Júlio César, goleiro titular da Copa do Mundo de 2010 que teve atuação segura em sua volta à seleção.

O goleiro, no entanto, nada pôde fazer quando Lampard acertou um chute que bateu na trave antes de entrar, aos 15 minutos, após jogada pelo lado direito do time inglês -local de pior marcação dos brasileiros- e toque errado de Arouca dentro da área.

Felipão trocou de novo o time, colocando Jean, Filipe Luis e Miranda nas vagas de Paulinho, Adriano e David Luiz, respectivamente.

Mas a seleção mal conseguia trocar passes no meio-campo e tinha dificuldades na armação das jogadas, e o Brasil não teve força para reagir.

Os próximos confrontos da seleção acontecerão em março. No dia 22 a equipe enfrenta a Itália, em Genebra, e três dias depois encara a Rússia, em Londres, como preparação para a disputa da Copa das Confederações, no Brasil, de 15 a 30 de junho.

(Por Tatiana Ramil, em São Paulo)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade